Encontro de Iniciação Científica

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

 

Agende-se: Dia 20 de novembro de 2018 - 19h

A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade.

 

Apresentação

O Encontro de Iniciação Científica do UNICERP – Edição 2018 – configura-se como um evento anual de cunho acadêmico-científico, proposto e organizado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa, com participação de alunos, professores e coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição e de toda comunidade científica da cidade e região.

O evento conta com a participação de todos os cursos da instituição. É um dia não só de integração da comunidade acadêmico-científica, mas também abrir espaço para a reflexão, debates de questões relativas à formação profissional e apresentação ou exposição de trabalhos desenvolvidos sob a orientação de professores que realizam pesquisas na instituição.

O evento abriga ainda o Encontro de Iniciação Científica do UNICERP PRO-ic, cujo propósito é incentivar e promover a capacitação de estudantes de graduação para produzir conhecimento científico nos diversos campos do saber, levando-os a refletir, formular e testar hipóteses, resolver problemas e situações colocadas, tanto pela simples curiosidade humana de conhecer quanto pela necessidade social de transformar.

 

Objetivo

O Encontro de Iniciação Científica do UNICERP – Edição 2018 objetiva proporcionar um momento de integração e interação da comunidade acadêmico-científica, visando à discussão de questões pertinentes à formação técnico-científica de seus alunos, além de promover a disseminação do conhecimento científico concretizando, assim, e o papel da instituição de ensino superior.

 

Público-alvo

Podem participar do Encontro de Iniciação Científica estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e profissionais das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicada, Exatas, Biológicas e Saúde.

 

Cronograma e inscrições

Período de envio de trabalhos

Para apresentar trabalhos científicos, os interessados deverão se inscrever no site do UNICERP, através do link http://www.unicerp.edu.br/inscricoes-forum-cientifico. A inscrição só será confirmada efetivada se o participante informar corretamente os dados e anexar o resumo ao fim do formulário de inscrição. Os trabalhos científicos deverão ser enviados até as 23h59 do dia 04 de novembro de 2018* (ENVIO PRORROGADO ATÉ O DIA 09 DE NOVEMBRO DE 2018).

 

Divulgação dos trabalhos deferidos pela Comissão Organizadora

A divulgação dos trabalhos aprovados será feita no site oficial do UNICERP, http://www.unicerp.edu.br até as 22h do dia 09 de novembro de 2018* (PRAZO PARA DIVULGAÇÃO PRORROGADO PARA O DIA 14 DE NOVEMBRO DE 2018). O deferimento dos trabalhos será feito pela Comissão Organizadora do Encontro de Iniciação Científica do UNICERP – Edição 2018.

 

Data do evento

Dia 20 de novembro de 2018, a partir de 19:00 horas.

 

A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade.

 


Normas para apresentação de trabalhos científicos no Encontro de Iniciação Científica 2018

Os trabalhos poderão ser inscritos na modalidade pôster ou oral. Podem ser enviados trabalhos concluídos e em andamento desde que tenham resultados a serem apresentados. Para apresentação na forma de Pôster ou Oral, deverá ser enviado um resumo de no mínimo 300 palavras e no máximo 400 palavras. Deste modo, ao fazer a submissão o relator deverá indicar a modalidade que deseja apresentar seu trabalho. Tanto o autor principal quanto os coautores deverão estar inscritos no evento. O autor principal poderá inscrever no máximo três trabalhos, não havendo limitação para a inscrição como coautor. Cada trabalho poderá ter no máximo a indicação de 5 autores.

 

Dados necessários para inscrição de Comunicação Oral ou Pôster:

Atenção: Os arquivos para submissão deverão estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 5MB).

 

Título da Comunicação Oral ou do Pôster:

O título do trabalho deverá aparecer na primeira linha, em caixa alta (letras maiúsculas), centralizado, em negrito, fonte Times, tamanho 12, espaçamento simples.

  • Autores: Deve ser escrito em caixa baixa, justificado, sem negrito de acordo com as instruções abaixo:
  • Autor Responsável por apresentar o trabalho: Nome e (entre parênteses Curso).
  • Coautores: Nomes e (entre parênteses o Curso):
  • Orientadores: Nome e titulação dos professores orientadores.
  • Instituição de Origem
  • Área de conhecimento.
  • Tipo de comunicação (oral ou pôster)
  • Caso um dos autores seja de outra instituição informar após o Curso.
  • Financiador do trabalho (se houver)

Observação: Espaçamento simples.

 

Texto do Resumo:

O resumo deverá ter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras e estar estruturado da seguinte forma:

  • Introdução: deve apresentar a fundamentação teórica sobre o objeto de estudo e citações atualizadas.
  • Objetivo: estabelecer a questão principal e/ou hipóteses a serem testadas;
  • Material e métodos: descrever o desenho do estudo, população e procedimentos básicos;
  • Resultados: descrever o resultado principal em uma frase concisa. Deve ser o mais descritivo possível. Níveis de significância estatística e intervalo de confiança somente quando apropriado;
  • Conclusão: frase simples e direta em resposta ao objetivo estabelecido e baseada exclusivamente nos resultados apontados no resumo.
  • Palavras-chave: no máximo cinco, em ordem alfabética e diferentes daquelas utilizadas no título. Deverão ser digitadas em caixa baixa e somente o título Palavra-chave em negrito.
     
  • Texto: espaço simples, Times, 12, sem recuo de parágrafo, justificado;
  • Formato do papel: A4;
  • Margens: superior 3,0 cm, esquerda 3,0 cm, inferior 2,0 cm e direita 2,0 cm;
  • Entre título e Autores e Autores e Texto deve haver duplo enter.
  • Entre Texto e palavras-chave deve haver apenas um enter.

 

A elaboração de resumos deverá obedecer às normas gerais, caso contrário a apresentação dos trabalhos serão indeferidos.
Clique e acesse modelo de resumo.

A Comissão Organizadora avaliará os trabalhos obedecendo ao rigor científico, ético e metodológico e as normas anteriormente expostas. Deste modo, os resumos que não preencherem os requisitos não serão aceitos.

 

Orientações para Confecção do Pôster/Banner:

  • Na confecção do pôster/banner seguir instruções específicas (tamanho, aspectos do conteúdo).
  • Confeccione seu pôster só depois de receber do UNICERP a resposta de deferimento;
  • O tamanho do pôster deverá ser em padrão A0 (84,1cm de largura x 118,9cm de altura) no formato retrato e poderá ser confeccionado em lona ou papel sulfite.
  • Seguir rigorosamente os tamanhos das letras: fonte de fácil leitura (tipo Arial, Verdana, Times New Roman ou similar) de no mínimo 48 e no máximo 54 para o Título; no mínimo 18 e de no máximo 22 para autores, instituições, endereços, literatura citada e notas de rodapé, de no mínimo 28 e no máximo 34 para o texto do pôster;
  • O texto deve ser legível à distância de, pelo menos, 1 (um) metro. O restante do Banner deve seguir o Layout do Resumo conforme instruções acima, podendo ser utilizadas figuras, tabelas e etc. e dividido em colunas conforme o caso.
  • O logotipo da Instituição vinculada com a geração do trabalho deve ficar no canto superior-esquerdo do pôster;
  • A descrição do trabalho deverá conter os mesmos elementos indicados no resumo: Introdução, Objetivos, Material e métodos, Resultados e Conclusão;
  • Em nota de rodapé deverão constar informações gerais a respeito das Instituições envolvidas e agências de financiamento, se houver;
  • O título e os autores do trabalho no pôster deverão ser os mesmos contidos nos resumos submetidos ao Encontro de Iniciação Científica do UNICERP – Edição 2018;
  • No pôster, deve constar: título, nomes dos autores, departamento e instituição dos autores, cidade/estado e agência de fomento (se houver);                          
  • Preparar o pôster com o texto, figuras, fotos, tabelas, gráficos e esquemas de forma adequada ao melhor entendimento dos resultados;
  • Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas.
  • O pôster/banner deverá ficar exposto durante o dia da apresentação, em local indicado previamente. O autor deverá estar disponível, durante todo o tempo, no dia de sua exposição, para explanação do trabalho.

 

Normas para apresentação oral

  • A apresentação oral deverá ser realizada por um ou no máximo dois dos autores do trabalho;
  • O material necessário para a apresentação dos trabalhos já estará disponível nas salas de indicadas para apresentação, caso seja necessário algum material especial, este deverá ser solicitado juntamente à Coordenação de Pesquisa do UNICERP por e-mail pesquisa@unicerp.edu.br;
  • Para apresentação oral o expositor terá o tempo de 10 minutos a 15 minutos para sua exposição, com 5 minutos para questionamentos.
  • Cada apresentação terá um professor mediador para fazer as considerações referentes aos trabalhos bem como conduzir o processo de abertura e fechamento das apresentações.

 

Observação: Não serão aceitos resumos dos acadêmicos sem um professor, orientador responsável.

 

Publicação dos resumos

Os resumos deferidos e efetivamente apresentados serão publicados no site do UNICERP. Em caso de problemas durante a inscrição, entre em contato com comunicacao@unicerp.edu.br.