Apresentação

Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários

Segundo conceito definido em encontro realizado na Universidade de Brasília em 1987, "a Extensão Universitária é um processo educativo, cultural e científico que articula ensino e pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade. A extensão é uma via de mão-dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade da elaboração da práxis do conhecimento acadêmico. No retorno à universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento... Além de instrumentalizadora deste processo dialético de teoria/prática, a extensão é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social".

A extensão universitária se destina a dilatar os benefícios da atmosfera universitária àqueles que não se encontram diretamente associados à vida da Universidade, dando, assim maior amplitude e mais larga ressonância às atividades universitárias, que concorrerão, de modo eficaz, para elevar o nível cultural geral do povo, integrando, assim, a universidade na grande função educativa que lhe compete no panorama da vida contemporânea, função que só ela justifica, ampla e cabalmente, o sistema de organização do ensino sobre a base universitária. (Fávero, 1980, p.130)

A extensão deve ser pensada, primeiramente, para a sociedade, mas deve ser pensada também para os docentes e pesquisadores, para que eles possam colocar em prática seus estudos e conhecimentos produzidos. Deve, ainda, ser vivenciada pelos alunos, a fim de que eles possam, em sua formação, estabelecer a relação entre a teoria e a prática.

O UNICERP pela sua missão, pelos seus princípios e valores, pelas suas características de atuação, pelas condições de seu espaço físico e pela competência de seu quadro docente, possui grande potencial para realizar atividades de Extensão. As atividades de extensão no UNICERP são desenvolvidas por intermédio dos Programas, Projetos, Cursos, Eventos, Prestação de Serviços, Produções e Publicações e Laboratórios de Atividades Extensionistas.