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INSPEÇÃO ESCOLAR, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

1. INFORMAÇÕES GERAIS

Área do Conhecimento: Ciências Humanas:Educação

Carga Horária: 560 horas

Dias e Horários: Aulas aos sábados de 08 h às 12 h e 13 h às 17 h

 

2.OBJETIVOS DO CURSO

2.1 Objetivo Geral

-Qualificar profissionais para atuarem como Inspetor Escolar, Supervisor e Orientador Educacional, com formação humanística e competência técnica específicada Gestão Escolar.

 

2.2 Objetivos Específicos

 - Instrumentalizar para qualificação de profissionais interessados nas funções de Orientação Educacional, Inspeção e Supervisão Escolar.

- Desenvolver competências administrativo pedagógicas para a gestão democrática na implementação de políticas públicas de educação.

- Atualizar a prática pedagógica de profissionais que atuam ou tenham interesse em atuar na área da gestão pedagógica.

- Propiciar a interação dos princípios teórico-práticos da Inspeção Escolar, Supervisão e Orientação Educacional favorecendo uma atuação dinâmica e competente dos profissionais, que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

3. PÚBLICO ALVO

Portadores de licenciatura plena ou bacharéis em qualquer área, professores, diretores, inspetores, supervisores e orientadores educacionais.


4. DOCENTES

Constituído por professores Especialistas, Mestres e Doutores.


5. DISCIPLINAS

 

 

Disciplina

Carga Horária

Metodologia do Ensino Superior.

30 h/a

Metodologia da Pesquisa Científica.

30 h/a

Princípios e Métodos de Supervisão Educacional.

40 h/a

Princípios e Métodos de Orientação Educacional.

40 h/a

Princípios e Métodos de Inspeção Escolar.

40 h/a

Legislação Educacional, Organização e Funcionamento das Instituições e Sistemas de Ensino.

30 h/a

Ação Pedagógica do Inspetor Escolar, do Supervisor e Orientador Educacional no Contexto Atual.

30 h/a

Recursos Humanos e Liderança.

30 h/a

Orientação Vocacional.

30 h/a

Currículos e Programas.

20 h/a

Trabalho Pedagógico com Portadores de Necessidades Especiais

20 h/a

Avaliação Escolar

20 h/a

Estágio Supervisionado

200 h/a

 

 

Carga Horária Total

560 h/a

 

7-EMENTAS DAS DISCIPLINAS


Metodologia do Ensino Superior – 30 h/a

Ementa: Análise, reflexão e discussão do processo ensino-aprendizagem, considerando a importância dos aspectos metodológicos na prática docente no ensino superior. Estudo sobre a formação do professor universitário à luz de diferentes abordagens teóricas, bem como, propostas metodológicas direcionadas para o exercício da docência no ensino superior.  Conhecimento e questionamento do papel docente dentro das exigências atuais.  Técnicas inovadoras de ensino e aprendizagem.  A epistemologia da prática e o professor como um profissional reflexivo.


Metodologia da Pesquisa Científica – 30 h/a

Ementa: Noções gerais de ciências e metodologia da pesquisa.  Elaboração de projetos de pesquisa, relatórios e trabalhos científicos.


Princípios e Métodos de Supervisão Educacional - 40 h/a

Ementa: Conceituando a educação no processo de aprendizagem acadêmico e social. As atividades e o acompanhamento do trabalho didático e as fases de aprendizagem. A política educacional e a importância das ações do supervisor nos trabalhos com projetos. Refletindo sobre os novos paradigmas bem como a construção de uma identidade pedagógica eficaz que desafie as limitações e as desvantagens da educação atual.


Princípios e Métodos de Orientação Educacional – 40 h/a

Ementa: A orientação Educacional. Histórico da orientação Educacional. Os enfoques da Orientação Educacional. A Orientação Educacional na perspectiva pedagógica. O Orientador Educacional e o currículo escolar. O pensar e o fazer do Orientador Educacional nas escolas. Formação do Orientador Educacional. O Orientador Educacional e a prática da orientação. A orientação educacional e os problemas atuais.


Princípios e Métodos de Inspeção Escolar – 40 h/a

Ementa: Fundamentos e reflexão teórico-prática da Inspeção escolar, abrangendo as dimensões específicas do campo de atuação do Inspetor Escolar, na implementação das ações planejadas e executadas pela escola na coordenação e na gestão educacional, visando a melhoria dos resultados do desempenho escolar. No plano prático inclui formação de habilidades, competências administrativas, técnicas políticas e pedagógicas, comportamentos e atitudes inerentes ao perfil do bom inspetor. Retroalimentação do sistema escolar com informações favoráveis às mudanças necessárias para o aprimoramento da gestão.


Legislação Educacional, Organização e Funcionamento das Instituições e Sistemas de Ensino -30 h/a

Ementa: A estrutura organizacional da escola e os especialistas.  As funções e relações organizacionais da escola. As diretrizes e políticas públicas para a educação básica.  Os especialistas e as políticas públicas.  Atuação dos especialistas nas atividades escolares relativas à organização e funcionamento da escola.  Perfil profissional do especialista.


Ação Pedagógica do Inspetor Escolar, do Supervisor e Orientador Educacional no Contexto Atual – 30 h/a

Ementa: A prática pedagógica e administrativa desenvolvida pelas instituições escolares no contexto sociopolítico contemporâneo. O planejamento e a organização do trabalho docente. Diagnóstico, análise, articulação e desenvolvimento das ações pedagógicas e administrativas desempenhadas pelos Inspetores, Orientadores e Supervisores Escolares nas instituições e sistemas educacionais.


Recursos Humanos e Liderança – 30 h/a

Ementa: A compreensão dos conceitos e das práticas referentes à administração e desenvolvimento dos Recursos Humanos nas organizações, enfocando as relações de trabalho no contexto atual e suas perspectivas. Comunicação Interpessoal, Inteligência Emocional; Grupos e Equipes; Liderança e Poder, Administração de Conflitos.


Orientação Vocacional – 30 h/a

Ementa: Orientação educacional e suas origens.  As atribuições do Orientador Educacional. Contribuições da orientação educacional para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.  Ética Profissional.  As principais atividades da orientação vocacional. Trabalhos de integração entre alunos, pais e professores. Dinâmicas de socialização, integração, relaxamento, espírito de equipe, sentimento de pertencer e ser.


Currículos e Programas – 20 h/a

Ementa: Abordagem sobre o cotidiano escolar na atualidade relacionado a história da educação brasileira. Educação no Brasil: período de 1930 a 1980. Tendências pós modernas no campo do currículo. Estudo da resolução nº 7 de 14/12/1910 que fixa as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino fundamental de 9 anos. Curriculo multicultural e a formação do professor. Movimentos sociais na educação: as relações de gênero, etnias e raciais no campo do currículo.


Trabalho Pedagógico com Portadores de Necessidades Especiais- 20 h/a

Ementa: A formação de professores para a Educação Especial: Especialistas e Generalistas; interfaces da formação docente para Educação Inclusiva; repertórios docentes e Educação Inclusiva; saberes e fazeres da e na prática pedagógica inclusiva.


Avaliação Escolar -20 h/a

Ementa: A avaliação na formação docente: concepções, fundamentos e tendências atuais.  Significado, instâncias e tipologia da avaliação educacional.  Planejamento e avaliação, elementos essenciais no desenvolvimento de sistemas educacionais e/ou institucionais.  Políticas de Avaliação da Educação Básica no Brasil: trajetória e perspectivas


8- INFORMAÇÕES GERAIS

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Tel.: (34) 3839-3737