Alunos e professor de Engenharia Civil visitam CBMM, em Araxá

14/05/2018

No dia 7 de maio, 39 alunos do 7º e 9º períodos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio – UNICERP realizaram visita técnica à cidade de Araxá, com a finalidade de conhecer a CBMM – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração.

Os universitários foram acompanhados pelo professor e coordenador do curso Ibrahim Abdallah Daura Neto. O grupo foi conduzido pelos engenheiros civis da CBMM Cristiano Dias de Melo e Luan Rodrigues Silva, que tiveram a preocupação de direcionar a visita mostrando o campo de atuação da Engenharia Civil na empresa.

A visita foi amplamente satisfatória, pois os alunos e professor tiveram acesso a todas as etapas de extração e produção do nióbio. Além disso, foi possível acompanhar a atuação de diversas ações sustentáveis realizadas pela empresa, como a reprodução de espécies ameaçadas no cerrado, produção de mudas e plantas do cerrado, e recirculação de 95% da água utilizada pela empresa.

Além do evento, os alunos e professor do curso de Engenharia Civil tiveram a oportunidade de conhecer o Complexo do Barreiro, uma das mas importantes atrações turísticas de Minas Gerais. Dentro do complexo, se destacam o Lago do Barreiro, a Fonte Dona Beja e o Grande Hotel e Termas de Araxá, construção no estilo colonial inaugurada em 1944 pelo então presidente Getúlio Vargas.

Sobre a CBMM

Empresa brasileira do setor privado, a CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) foi fundada em 1955 em Araxá, Minas Gerais, onde se localizam grandes reservas de minério de nióbio. Graças a décadas de investimentos na tecnologia do nióbio, em aplicações de nióbio e na prestação de serviços aos clientes, a CBMM ostenta a posição de principal produtor mundial de nióbio e única empresa com presença em todos os segmentos do mercado de nióbio.

A CBMM conta com um quadro de aproximadamente 1.800 profissionais altamente treinados e dedicados, comprometidos em fornecer tecnologias e produtos inovadores de nióbio a mais de 300 clientes em 50 países, em diversas partes do mundo.

A logística é fundamental para o atendimento eficiente aos clientes, destacando-se entre as várias vantagens da CBMM.  Além disso, o compromisso com o meio ambiente, os funcionários e a comunidade - assumido desde o início pela Companhia - consolidou a reputação da CBMM como um empreendimento sustentável.  Além de numerosas certificações e distinções, inclusive de ter sido a primeira empresa de mineração e metalurgia do mundo a receber a certificação ISO 14001, a missão da CBMM é sustentável: ampliar a utilização da tecnologia do nióbio, transformando um recurso natural em soluções para a construção de um mundo melhor.

Fotos: Arquivos pessoais