Alunos e professores de Ciências Biológicas visitam empresa sustentável

20/04/2018

Os alunos do curso de Ciências Biológicas do UNICERP participaram de visita técnica na empresa Agrosolos. Os universitários foram acompanhados pelos professores Ma. Carolina Valadares Nunes, Dr.ª Lilian Cristina Barbosa, Luzia Maria Gonçalves Jordão e Bruno Pereira Diniz, coordenador do curso de Ciências Biológicas. Todo o grupo foi orientado pelo Prof. Reinaldo Caixeta Machado e Prof. Dr. Salomão Santana Filho, sócios da empresa e também docentes do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.

A visita celebrou o Dia Mundial da Água. Os estudantes puderam debater sobre as vantagens de edificações sustentáveis, especialmente quanto ao uso racional da água. O objetivo do encontro foi despertar nos visitantes a importância dos profissionais das ciências biológicas na proposição de projetos que tenham um olhar diferenciado e zelo na qualidade do ambiente.

A sede da Agrosolos foi projetada para receber diversos dispositivos ecológicos, como placas fotovoltaicas para produção de energia proveniente dos raios solares, coleta e reuso de águas das chuvas, iluminação e ventilação naturais evitando o uso de ar condicionado, coleta seletiva de resíduos sólidos e tratamento de esgotos através de sistemas sépticos que retiram praticamente 95% dos poluentes. A obra também se utilizou de materiais provenientes de fontes tidas como de menor potencial poluidor.

Além disso, a empresa instalou um moderno telhado verde e optou por introduzir o paisagismo com espécies do Cerrado.