Notícias

Café com o Unicerp alertou sobre os danos causados pelas queimadas

Na última quarta-feira, 11, foi ao ar mais uma edição do programa Show da Manhã. O apresentador do programa José Antônio entrevistou os professores do UNICERP Me. Claudomiro Aparecido da Silva e Me. Rosângela de Oliveira Araújo. Os docentes discutiram os reflexos que incêndios florestais trazem para os humanos e para o meio ambiente.

Nesta época do ano, as queimadas são mais propícias, principalmente devido ao clima seco. Além da poluição do ar, a queima não controlada aumenta as chances do surgimento de doenças respiratórias e dermatológicas, a diminuição drástica da biodiversidade, o aparecimento de animais peçonhentos e perigosos nas residências, e diversos problemas ambientais.

Segundo os professores, existem também as queimadas controladas, práticas utilizadas por produtores rurais em lavouras. Para isso, é necessário que os órgãos responsáveis sejam informados, com a queima sendo ponderada e apenas para fins agrícolas. O indivíduo que realiza o incêndio sem autorização de autoridades está sujeito a multas.

Os biólogos deixaram mensagem sobre como se pode evitar os incêndios florestais. “Não colocar fogo em lixos e vidros. Para casos de necessidade da queima de materiais, isolar o fogo em uma lata, por exemplo. Não jogar bitucas de cigarro no chão e não soltar balões. Essas são algumas atitudes simples que farão toda a diferença para a saúde humana e que evitarão problemas ambientais”.

 

Foto: Divulgação Difusora 95,3FM

MAIS NOTÍCIAS