Café com o Unicerp orienta contribuintes sobre mudanças do FGTS

O Café com o Unicerp da última quarta-feira, 4, recebeu a Prof.ª Kamilla Martins de Moura Mota, coordenadora do curso de Ciências Contábeis do UNICERP, e o Prof. Lázaro Luciano. Em entrevista ao repórter José Antônio durante o Show da Manhã, na Difusora 95,3FM, os convidados abordaram sobre as mudanças e as novas regras do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Segundo os professores, “o governo promoveu algumas mudanças provisórias sobre o Fundo de Garantia, com duas modalidades para o saque do FGTS: o saque imediato e o saque aniversário. O valor máximo de saque é de R$ 500,00 e o valor a sacar é proporcional ao valor que se encontra na conta. Para os trabalhadores que possuem conta poupança na Caixa Econômica Federal o valor é automaticamente depositado na conta. Já para aqueles que não possuem, a data do saque é de 13 de setembro até o mês de março de 2020. A data é estipulada de acordo com o mês de aniversário do contribuinte, todos devem ficar atentos ao dia estipulado para o seu mês”.

Os entrevistados ainda explicaram que aqueles trabalhadores que não pretendem retirar o dinheiro, basta informar em uma agência da Caixa. Caso o banco não tenha sido informado, entende-se que o saque não será realizado, portanto, o dinheiro voltará para o FGTS, podendo ser retirado somente no outro ano. Além disso, não existe um período para o vínculo empregatício para a retirada do Fundo de Garantia, basta ter saldo na conta.

 

Por Ana Caroline Anselmo (Comunicação UNICERP) | Fotos: Luiz Costa Júnior

Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte