Coordenadora de Fisioterapia do UNICERP recebe título de doutora em Promoção de Saúde

25/02/2019

A coordenadora do curso de Fisioterapia do UNICERP, Professora Gisélia Gonçalves de Castro, agora é Doutora em Promoção de Saúde.

A docente defendeu a tese do doutorado no dia 4 de fevereiro, na Universidade de Franca. A tese foi intitulada “Apoio e rede social de famílias de crianças com deficiências de uma cidade mineira”.

O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Glória Lúcia Alves Figueiredo. A banca foi formada por outras duas professoras do Brasil, Profa. Dra. Maria Georgina Marques Tonello e Profa. Dra. Regina Célia de Souza Beretta, e duas professoras de Cuba, Profa. Dra. Liset Perdomo Blanco e Profa. Dra. Odette Gonzales Aportela, que participaram por vídeo conferência.

O objetivo geral deste estudo foi analisar a rede de apoio social de famílias de crianças com deficiências como forma de enfrentamento nos espaços da cidade.

“Não é fácil receber a notícia de ter uma criança especial. Eu tenho uma filha especial e isso me motivou a fazer essa pesquisa. O profissional de saúde também deve ter essa motivação para ajudar e entender as famílias”, conta a Prof.ª Dr.ª Gisélia Gonçalves de Castro.

Segundo a professora, a pesquisa foi realizada por três anos no Centro de Saúde do UNICERP, que terá benefícios nos atendimentos. “Os resultados da pesquisa vão ser colocados em prática no Centro de Saúde do UNICERP. Lá já existe um atendimento multidisciplinar e vamos trabalhar para que o UNICERP se torne um diferencial no acolhimento, tratamento, reabilitação e desenvolvimento de crianças especiais”, complementa.

 

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP) | Fotos: Arquivo pessoal

Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte