Deputado Franco Cartafina destina R$ 117 mil para Centro de Saúde do UNICERP

27/07/2020

No dia 22 de julho, o UNICERP recebeu a visita do Deputado Federal Franco Cartafina – Progressistas-MG, acompanhado do Professor Cláudio Alcântara. O Deputado repassou uma verba parlamentar de R$ 117.459,00 para a Fundação Comunitária Educacional e Cultural de Patrocínio (FUNCECP). O valor servirá para ajudar nas obras de adaptação do novo Centro de Saúde do UNICERP.

O Reitor, Prof. Dr. Clauber Alcântara, o Diretor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Aquiles Cunha e o Diretor da Easfp, Prof. Sebastião Guimarães Cortes, conduziram a visita e apresentaram à comitiva a estrutura do Centro Universitário, com foco nas unidades que receberão as novas instalações do Centro de Saúde.

“Muito bom ver o recurso sendo empregado para atender quem de fato precisa, que é a comunidade. O que eu fico mais feliz é de ver essa capacidade de visualizar as adequações na própria estrutura do UNICERP para atendimento da comunidade”, avaliou Cartafina.

O Prof. Cláudio Alcântara, docente da Escola Agrotécnica Sérgio de Freitas Pacheco (EASFP) – também mantida pela FUNCECP, agradeceu o apoio e o atendimento da demanda pelo deputado.

O Centro de Saúde é um espaço ideal e integrado de apoio para a realização de aulas práticas, estágios e atendimento à comunidade. O ambiente é utilizado pelos alunos e professores dos cursos do UNICERP. O Centro de Saúde é adaptado para que o aluno possa praticar o aprendizado adquirido em sala de aula, através de estágios supervisionados em atendimentos individuais ou em grupo.

“Esse Centro de Saúde é importantíssimo porque ele é a porta de entrada do Centro Universitário. Atenderemos aqui cem pessoas por dia. Essa verba vem em um momento importante e está sendo usada na hora e da forma certa. Agradecemos demais”, explicou o Reitor.

Atendimentos Centro de Saúde

O Centro de Saúde UNICERP realiza atendimentos gratuitos, por meio da atuação de alunos estagiários e professores de cinco cursos:

Enfermagem – Atendimento ao portador de ferida crônica, sistematização, assistência de enfermagem a hipertensos, diabéticos, crianças, atividades no Central de Material e Esterilização (CME), apoio esporádicos a pacientes atendidos pelo curso de Fisioterapia;

Fisioterapia – Atendimento fisioterapêutico nas áreas de traumato-ortopedia, desportiva, reumatologia, neurologia adulto, pediatria, cardiovascular e respiratória, uroginecologia, obstetrícia e mastologia, dermatofuncional;

Fonoaudiologia – Exames audiológicos (audiometria, emissões otoacústicas e imitanciometria), terapia fonoaudiológica em disfagias, motricidade orofacial, linguagem oral e escrita, voz (estética vocal e patologias vocais), reabilitação labiríntica;

Nutrição – Avaliação antropométrica e orientação nutricional;

Psicologia – Atendimento psicológico clínico na área da terapia cognitivo-comportamental e psicanálise.

O Centro de Saúde do UNICERP agradece ao Deputado Franco Cartafina e ao Prof. Cláudio Alcântara pelo empenho.