Direito do UNICERP leva conhecimentos sobre Constituição Federal a alunos do Ensino Médio

27/09/2017

O curso de Direito do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, através do 6º período, está desenvolvendo o projeto de extensão “Constituição e cidadania nas escolas”. Orientados pela Prof.ª Ma. Izabel Rosa Moreira, os estudantes do UNICERP trabalham junto aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, levando conhecimentos básicos sobre pontos importantes da Constituição Federal.

Como piloto, o projeto está acontecendo em parceria com a Escola Estadual Irmã Gislene, em Patrocínio, através de encontros mensais. Foram criados grupos de estudos que debatem e analisam os direitos fundamentais, a estrutura político/administrativa e o processo legislativo no Brasil.

De acordo com a proponente, foram distribuídas 40 constituições aos alunos do Ensino Médio. “Por não existir a disciplina de Introdução à Constituição nas escolas, os jovens têm pouco contato com os preceitos constitucionais do nosso país. Ao completar 16 anos o adolescente pode votar e opinar de forma direta na política, mas, na maioria das vezes, o jovem não sabe como funciona a organização política. É de suma importância que tenham o mínimo de conhecimento em relação às normas constitucionais”, justifica a Prof.ª Izabel.

Segundo ela, este primeiro ciclo serve como teste para que o curso de Direito do UNICERP possa implantar o projeto em um número maior de escolas. “O intuito é estreitar a relação do Centro Universitário e a comunidade, além de contribuir na formação ética, cívica e cidadã dos jovens patrocinenses”, pondera.

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP)