Enfermagem e Psicologia do UNICERP debatem a luta antimanicomial

25/05/2018

Realizado no Auditório I do campus universitário, os cursos de Enfermagem e Psicologia do UNICERP discutiram a questão da saúde mental em 18 de maio, Dia da Luta Antimanicomial. Foram analisadas questão relativas ao movimento que luta para melhor cuidado de pessoas com transtorno mental, especialmente para a desativação dos antigos manicômios.

Foi exibido o filme documentário “Holocausto Brasileiro”, baseado no livro homônimo da jornalista Daniela Arbex. Logo após assistirem ao filme, os presentes debateram sobre o tema, com a participação da enfermeira Wilma Shwambach Vieira e das professoras Dr.ª Vanessa Cristina Alvarenga, coordenadora do curso de Psicologia do UNICERP, e Ma. Ângela Drumond Lage, coordenadora do curso de Enfermagem do UNICERP.

 

Semana da Enfermagem

O encontro foi parte integrante do evento de comemoração do Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio.

A 13ª Semana da Enfermagem foi iniciada no dia 17, com a palestra “A enfermeira que posso ser hoje”, ministrada pela enfermeira Wilma Shwambach Vieira, explanando sobre quais são as perspectivas de atuação profissional.

Ainda no dia 18, logo após a apresentação do documentário, a enfermeira Aline Caixeta Xavier abordou a “Diversidade no cuidar em enfermagem”.

 

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP)

Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte