Estudantes de Cafeicultura do UNICERP participam de dia de campo em Patos de Minas/MG

17/04/2018

Os alunos do curso de Cafeicultura do UNICERP participaram do dia de campo promovido pela Associação dos Cafeicultores de Patos de Minas (Assopatos), em 14 de abril. O evento foi realizado no Campo Experimental Francisco Pinheiro Campos.

Os universitários foram acompanhados pelos professores Dr. Aquiles Junior da Cunha, coordenador do curso, Dalton Luiz Benz e Me. Guilherme dos Reis Vasconcelos.

A programação foi dividida em palestras e visitação às estações de campo. Dentre os palestrantes, pesquisadores renomados como: Dr. José Braz Matiello, Dr. Roberto Santinato, Dr. Felipe Santinato, Dr. Rouverson Pereira e Drª. Flávia Patrício.

As atividades abordaram assuntos atuais relativos ao manejo da lavoura cafeeira. Nas estações de campo, os monitores acompanharam os visitantes e abordaram os experimentos de campo, enfatizando: comparativo de cultivares de alta produtividade e seus respectivos sistemas radiculares com enfoque na resistência à seca; manejo da broca do café; manejo do bicho mineiro; eficiência do uso de protetor solar em pulverização no cafeeiro.

"O evento me proporcionou um esclarecimento melhor sobre as práticas de manejo técnico da lavoura cafeeira de relevância na atualidade e a visitação aos experimentos de campo me convenceu mais ainda de que a pesquisa é a resposta para aquilo que temos dúvida, ou seja, não tem como recomendar práticas de manejo para o cafeeiro sem antes ter a comprovação científica de sua eficiência”, conta Matheus Henrique Silva, aluno do 5º período do curso de Cafeicultura do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.