Estudantes de Contábeis farão atendimentos gratuitos sobre IR de Pessoa Física

03/04/2019

No dia 8 de abril, das 19h às 22h, os alunos do 7º período do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP) realizarão o projeto “Preenchendo o Imposto de Renda”.

Os universitários orientarão e preencherão gratuitamente Declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF). O atendimento é aberto ao público e terá a supervisão de professores do UNICERP. Os interessados serão atendidos no Núcleo de Práticas Jurídicas, Administrativas e Contábeis, localizado no campus universitário.

A nova regra que passa a valer a partir de 2019 é que os CPFs de todos os dependentes sejam incluídos na declaração. O Fisco também determina que o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo estará sujeito à multa no valor de R$ 165,74 até 20% do imposto não pago. A exemplo do ano passado, o prazo de entrega da DIRPF é 30 de abril.

De acordo com a Receita Federal, estão obrigados a apresentar a declaração aqueles que tenham recebido rendimentos tributáveis cuja soma supere R$ 28.559,70 no ano de 2018, ou rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte com soma superior a R$ 40 mil. Quem registrou ganhos com alienação de bens ou direitos tributáveis, realizou operações na bolsa de valores, ou tenha optado pela isenção do imposto incidente sobre a venda de imóveis residenciais também deve declarar.

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP) | Foto: Marcos Santos/USP Imagens