Estudantes de Fonoaudiologia conhecem bebês com má-formação congênita de lábios e palato

29/06/2018

Alunos do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP) visitaram o Núcleo de Fissura Lábio Palatal da Secretaria Municipal de Uberlândia/MG. A visita técnica aconteceu neste mês de junho. Os universitários foram acompanhados pela coordenadora do curso, Prof.ª Ma. Marlice Fernandes de Oliveira.

Os estudantes conheceram o programa que recebe bebês com má formação congênita de lábios e palato. Pais de crianças atendidas contaram experiências e desafios que as famílias encaram, salientando a importância do atendimento fonoaudiológico na vida dos filhos. Os pais ainda compartilharam sobre as dificuldades de amamentação, as chupetas e mamadeiras mais adequadas, fatores etiológicos, dentre outras situações.

Os universitários observaram o palato ainda aberto de um bebê com fissura pós-forame, e outros com fissura labial e fissura palatina transforame bilateral completa. Os visitantes destacaram a emoção ao ver a demonstração de amor dos pais dos fissurados.

Segundo a aluna do curso Laura Maia Costa, conhecer a realidade oferece conhecimento mais amplo do que através de fotos. “Esses bebês, geralmente, recebem tratamento em período pós-operatório, com a malformação já corrigida”.

Já Gabriela da Silva Cruvinel, acadêmica de Fonoaudiologia do UNICERP, a visita oportunizou “vivenciar a teoria na prática e confirmar o quanto o trabalho fonoaudiológico contribui para o bem-estar e qualidade de vida dos bebês”.

“A visita enriqueceu os conhecimentos com relação a amamentação, assunto que eu pesquiso. Fiquei surpresa ao ver os bebês bem nutridos e se alimentando bem, apesar de ter uma alteração tão severa”, observou a estudante do curso Matiza Sthefany de Carvalho.

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP) | Fotos: Arquivos pessoais