Grupo do UNICERP conhece MUnA em visita à exposição A vastidão dos mapas

04/09/2018

Um grupo de estudantes do UNICERP viajou até Uberlândia/MG para visitar o Museu Universitário de Arte – MunA. A visita aconteceu em agosto e foi um convite do Santander Universidades.

Os alunos do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio conheceram a exposição "A vastidão dos mapas: Arte Contemporânea em diálogo com mapas da Coleção Santander Brasil". A coleção tem mapas, cartas, guias, portulanos e congêneres. São 71 itens dos séculos XVI, XVII e XVIII, entre pinturas e até representações abstratas, voltadas à vastidão dos territórios, do planeta e de áreas do universo.

A mostra é composta por antigos mapas do Brasil e do continente americano, como o de autoria de Giacomo Gastaldi, de 1556, o mais antigo mapa da coleção, que representa a costa brasileira num formato horizontal.

Os visitantes foram guiados pelo curador da exposição, Agnaldo Farias, que conduziu o grupo e explicou detalhes das peças.

"Os mapas sugerem exatidão, mas não garantem, pois esbarram nos vários limites à observação desejavelmente objetiva(...) Os mapas nascem da observação e da imaginação", escreve o curador.

MUnA

O Museu Universitário de Arte promove ações educativas e mantém uma política de exposições periódicas voltada para o fomento da produção, discussão e reflexão das artes visuais. Conta com acervo de obras modernas e contemporâneas, espaços expositivos, reserva técnica, sala de conservação e restauro, oficina de ação educativa e auditório com 60 lugares.

O Museu busca desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de História da Arte, Teoria e Crítica de Arte, Educação e Arte em Museus, Museologia da Arte, incentivando o intercâmbio acadêmico e cultural com instituições afins no Brasil e no exterior.

Quer conhecer mais? Visite www.muna.ufu.br.

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP) | Fotos: Michelle Brasileiro