Médico veterinário orienta sobre vacina contra febre aftosa no Café com o Unicerp

30/04/2018

Amanhã, 1º de maio, começa em todo o país a campanha de vacinação contra a febre aftosa. O assunto foi tema do Café com o Unicerp desta terça-feira, 30 de abril. O professor Me. Gustavo Lima Ribeiro, coordenador do curso de Medicina Veterinária do UNICERP, informou aos ouvintes do Show da Manhã da Rádio Difusora 95,3FM as principais preocupações relacionadas à doença.

Em entrevista ao apresentador Carlinhos Bill, o médico veterinário alertou sobre os cuidados. “A febre aftosa é uma doença viral extremamente infectocontagiosa. O grande problema é o impacto econômico que ela causa. Se um rebanho for detectado com a presença da febre aftosa, o resultado é o fechamento das barreiras comerciais, trazendo grandes prejuízos aos produtores da região”, explicou o Prof. Me. Gustavo Lima Ribeiro.

A vacinação de bovinos (bois, vacas) e bubalinos (búfalos) vai até 31 de maio. A multa para quem deixar de vacinar o rebanho é de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada.

Segundo o IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), na compra é preciso que a vacina seja conservada em caixa térmica com gelo suficiente para mantê-la refrigerada, entre 2 e 8 graus centígrados, até o momento da aplicação. Se a vacina esquentar perde o valor de proteção. Na propriedade a vacina deve ser mantida em geladeira na mesma temperatura (2°C a 8°C) e aplicada o mais rápido possível. Os horários ideais para a aplicação são o início da manhã e o final da tarde.

Acesse o link abaixo para assistir à entrevista na íntegra:

O CAFÉ COM O UNICERP é um projeto para transmitir orientações e dicas importantes para a comunidade. Toda quarta-feira, das 9h às 10h, o quadro é atração do programa “Show da Manhã”, com Carlinhos Bill, na rádio Difusora 95,3 FM.

Os entrevistados levam o Centro Universitário do Cerrado Patrocínio aos ouvintes, abordando assuntos de interesse da sociedade.

Se você tem sugestão de tema ou alguma dúvida, entre em contato: comunicacao@unicerp.edu.br.

Para saber a agenda dos próximos programa acesse: www.unicerp.edu.br/eventos/cafe-com-o-unicerp.

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP)