Neabi abordará a visão indígena em relação ao adoecimento e à saúde

O Neabi UNICERP – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – promoverá na sexta-feira, 24 de agosto, mais um encontro para discutir as raízes brasileiras. O evento receberá a palestra “O resgate das práticas tradicionais no contexto da atenção à saúde”, ministrada pela Prof.ª Ma. Carmencitta Ignatti.

A atividade acontecerá a partir de 19h, no Auditório I do campus do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio. A abertura terá apresentação artística referente a temática, proposta pela palestrante e equipe.

O evento envolverá o processo de saúde e doença em nossa cultura, tendo como perspectiva a abordagem indígena do adoecimento e da saúde. Segundo a Prof.ª Ma. Carmencitta, em seu recente livro Prática Integrativas na Enfermagem: compartilhando experiências, “de um lado, a chamada medicina oficial estreita a compreensão do fenômeno da vida, reduzindo-a a simples mecanismo biológico, material e finito, ao passo que a visão holista do outro, amplia a dimensão do ser considerando não só a instância biológica, mas as instâncias psicológicas, social e espiritual, sem perder de vista a individualidade e a totalidade de cada sujeito”.

O encontro receberá alunos calouros e professores de oito cursos do UNICERP, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Pedagogia e Psicologia. O evento é aberto a toda a comunidade.

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP) | Foto: Sérgio Vale