Orientações para reinício das aulas em caráter excepcional

ORIENTAÇÕES PARA REINÍCIO DAS AULAS EM CARÁTER EXCEPCIONAL, POR AULAS QUE UTILIZEM MEIOS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA ENFRENTAMENTO DO COVID-19 (CORONAVÍRUS)

22/03/2020

Caros alunos e alunas do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio – UNICERP, continuamos dando grande importância para a prevenção contra o COVID-19 em nosso Brasil, onde os índices de infecção vêm subindo diariamente. Pensando nisso, nós do UNICERP, aderindo o disposto na Portaria 343 de 17/03/2020, conforme aprovação em nosso Conselho Universitário, iremos a partir de amanhã, dia 23/03/2020, iniciar as aulas utilizando meios e tecnologias de informação e comunicação para sobretudo colaborar com o enfrentamento ao coronavírus. Peço a todos vocês confiança, sabedoria, colaboração e sobretudo vontade de vencer esta enfermidade. Os professores e professoras do UNICERP prepararam para vocês o que há de melhor dentro de suas disciplinas, para atender suas necessidades nestas aulas não presenciais, elaborando textos, slides, apostilas, vídeos, disponibilizados via nosso portal WAE (Professor@NET e Aluno@NET), bem como via Whatsapp, e-mails, que irão com certeza ajudá-los neste período de utilização desses meios de comunicação.

Como forma de padronizar o uso destas ferramentas, nosso diretor o professor DSc Aquiles Júnior da Cunha, elaborou um conjunto de medidas que irão favorecer tanto os professores e professoras como nossos alunos e alunas:

1 - O canal oficial de comunicação dos professores do UNICERP com os alunos é o sistema WAE através do Aluno@NET e Professor@NET. Outros canais também poderão ser utilizados, como Whatsapp, e-mail, etc;

2 - O professor deverá gravar um vídeo (preferencial) ou áudio explicativo do conteúdo que será ministrado na semana de aula (seguir o calendário acadêmico);

3 - O professor deverá postar o material didático de apoio ao conteúdo acadêmico ministrado, seja apostila, capitulo de livro, slide de aula, etc;

4 - O professor também poderá utilizar de tecnologias da informação e comunicação inovadoras como ferramenta no ensino a distância, como videoconferência, chats, grupos de discussão, etc. Também deverá ter um canal de comunicação de apoio e para tirar dúvidas em relação aos conteúdos;

5 - Os trabalhos deverão ser repassados através dos canais de comunicação e poderão ser feitos em casa, cabe ao professor definir a data de entrega e,

6 - As avaliações bimestrais somente serão realizadas de forma presencial quando do retorno das aulas.

Não tenho dúvidas da adesão de nossos alunos e alunas, pois todos estão comprometidos com um bem único: evitar a disseminação do COVID-19. Dúvidas irão acontecer, contudo a equipe UNICERP estará preparada para esclarecê-las.

Pensando neste objetivo, quero aqui deixar meus sinceros agradecimentos a todos envolvidos; professores, professoras, técnicos administrativos, enfim todos que trabalham no UNICERP e que também estão colaborando de uma forma ou outra.

Gostaria de ressaltar aqui o fato principal, vocês alunos e alunas, professores e professoras, técnicos administrativos, estão juntos nesta luta contra o COVID-19 e, nosso Centro Universitário do Cerrado Patrocínio – UNICERP com apoio incondicional da nossa Mantenedora FUNCECP estará colaborando juntamente com todos patrocinenses nesta luta, onde somente a vitória nos interessa. Que Deus abençoe todos vocês.

“Embora ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”. Chico Xavier.

Prof. Dr. Clauber Barbosa de Alcântara
Reitor do UNICERP