Situação crítica de barragens utilizadas na mineração foi o foco do Café com o UNICERP

A última edição do Café com o Unicerp, que foi ar no dia 5 de junho, recebeu a participação do professor do curso de Engenharia Civil do UNICERP Dr. Gilberto Fernandes. Em conversa com Carlinhos Bill, durante o programa Show da Manhã, da Difusora 95,3FM, o engenheiro detalhou sobre a mineração.

O foco principal da entrevista foi a preocupação geral sobre a situação crítica de barragens mais antigas utilizadas por mineradoras. “As barragens são dispositivos de contenção e, pelo fato de condicionar grandes volumes, têm a necessidade de ser um projeto bem elaborado, uma construção bem fiscalizada e uma operação em conjunto com o empreendedor e com os órgãos de fiscalização. Às vezes, a manutenção não é feita com o cuidado necessário”, pontuou.

O Dr. Gilberto Fernandes explicou que a principal estrutura de uma barragem são os filtros, que permitem que a água siga o seu curso natural. “A água não pode ser retida na barragem, atingindo o maciço. Quando a água passa pelo dreno ela deixa sedimentos que vão se acumulando pelos canais. A consequência disso é o represamento que, quando atinge o centro de gravidade da barragem, pode levar a estrutura a um estado crítico e, posteriormente, a uma ruptura com crescimento gradativo. É por isso que a manutenção e a fiscalização devem ser feitas de forma eficiente”.

 

Acesse o link abaixo para assistir à entrevista na íntegra:

 

O CAFÉ COM O UNICERP é um projeto para transmitir orientações e dicas importantes para a comunidade. Toda quarta-feira, das 9h às 10h, o quadro é atração do programa “Show da Manhã”, com Carlinhos Bill, na rádio Difusora 95,3 FM.

Os entrevistados levam o Centro Universitário do Cerrado Patrocínio aos ouvintes, abordando assuntos de interesse da sociedade.

Se você tem sugestão de tema ou alguma dúvida, entre em contato: comunicacao@unicerp.edu.br.

Para saber a agenda dos próximos programa acesse: www.unicerp.edu.br/eventos/cafe-com-o-unicerp.

 

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP)

Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte