UNICERP inicia trabalho interdisciplinar para crianças autistas

14/03/2019

Aconteceu no Centro de Saúde do UNICERP uma reunião para a implantação de um grupo interdisciplinar voltado para o atendimento de famílias com filhos autistas. Participaram do encontro professores e alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Pedagogia e Psicologia do UNICERP, além de representantes da TEAcolher – Associação de Pais e Voluntários dos Autistas de Patrocínio e Região. O trabalho será pioneiro na região.

O grupo é organizado para acompanhar crianças diagnosticadas com TEA – Transtorno do Espectro Autista. A equipe multiprofissional, formada por universitários e docentes do UNICERP, busca acolher e proporcionar desenvolvimentos no dia a dia destas crianças.

A Professora Dra. Gisélia Gonçalves de Castro, coordenadora do curso de Fisioterapia, explica que “o trabalho no Centro de Saúde será feito em conjunto com enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, pedagogos, envolvidos de forma intensa. Lembrando que os principais agentes desse trabalho são todos alunos e professores do UNICERP. Esperamos com este grupo aprimorar profundamente o conhecimento sobre o TEA, que será uma construção diária de aprendizado, além de promover a qualidade de vida dessas famílias”.

O atendimento acontecerá em parceria com a TEAcolher. “Não apenas os profissionais, mas a sociedade como um todo precisa saber lidar com essas pessoas. As próprias crianças vão trazer experiências totalmente diferentes para quem realizar o atendimento. Autistas, pais, alunos e professores vão ajudar uns aos outros nesse projeto”, prevê Luciana de Paiva Arantes Reis, presidente da Associação de Pais e Voluntários dos Autistas de Patrocínio e Região.

Para saber mais, contribuir e/ou se associar à TEAcolher, entre em contato por meio do telefone (34) 98885-5951.

O Centro de Saúde do UNICERP atende a comunidade na Av. João Alves do Nascimento, 2264, ao lado da Praça Doutor Honorico Nunes de Oliveira. O telefone de contato é o (34) 3517-3787.