UNICERP promoverá Campanha da Responsabilidade Social 2017 no Lar da Criança

14/09/2017

O Centro Universitário do Cerrado Patrocínio realizará mais uma Campanha da Responsabilidade Social em Patrocínio/MG. As ações acontecerão no Lar da Criança, entre 19 e 21 de setembro.

O UNICERP, através de universitários e docentes dos 21 cursos de graduação, acolherá os alunos, pais, professores e colaboradores do Lar da Criança com dezenas de atividades, nas áreas de saúde, meio ambiente, lazer, jurídica, financeira e educação.

A campanha é uma mobilização nacional organizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES). Tem o intuito de promover ações gratuitas voltadas à comunidade.

Como o UNICERP promove a campanha todos os anos e realiza diversas outras ações comunitárias ao longo dos meses, a instituição recebe anualmente o Selo de Instituição Socialmente Responsável, conferida pela ABMES.

Programação:

Data: 19/09 (terça-feira) | 19h

Cursos: Administração e Ciências Contábeis

Atividade: Planejamento Financeiro e Doméstico

Palestra sobre planejamento financeiro doméstico para pais de alunos e colaboradores do Lar da Criança, com a Prof.ª Flávia Horta Madureira.

Data: 19/09 (terça-feira) | 19h

Cursos: Administração, Ciências Contábeis e Direito

Atividade: Orientação Jurídica e Financeira

Alunos do curso de Direito farão orientações jurídicas aos pais de alunos e colaboradores do Lar da Criança. Os casos mais complexos serão encaminhados ao Núcleo de Práticas Jurídicas do UNICERP.

Os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis farão orientações individuais sobre a saúde financeira da família.

Todos os alunos serão acompanhados pelos professores dos cursos envolvidos.

Curso: Pedagogia

Atividade: A Arte de Soletrar

Oportunizar aos participantes um espaço de reflexão/ação sobre a escrita das palavras através de atividades lúdicas. Inserir o participante em situações concretas de aprendizagem.

Curso: Ciências Biológicas

Atividade: Higiene e Saúde

Desenvolver hábitos de higiene pessoal com os alunos do Lar da Criança visando uma melhoria na qualidade de vida e saúde. Passar aos alunos boas práticas de higiene corporal, do ambiente e modos de prevenção de doenças, focando a higiene bucal.

Curso: Nutrição

Atividade: Saúde e Nutrição

O curso de Nutrição realizará a avaliação antropométrica com cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) e oficina culinária. Haverá degustação de alimentos e explicação do valor nutricional dos mesmos.

Curso: Fonoaudiologia

Atividade: Prevenção do Ruído Ambiental

O curso de Fonoaudiologia orientará sobre a prevenção do ruído ambiental. A conscientização será feita através de ações lúdicas e utilização de materiais de fácil acesso.

Curso: Psicologia

Atividades: Desafio da Alegria / Por dias melhores

Os estagiários do 6º e 10º períodos do curso de Psicologia farão atividades em grupo. Serão trabalhados o respeito ao próximo, a autoestima e valores familiares.

Curso: Enfermagem

Atividade: Higiene Corporal

O curso de Enfermagem realizará uma peça de teatro com fantoches abordando a higiene corporal.

Curso: Enfermagem

Atividade: Imunização Adolescente

O curso de Enfermagem ministrará palestra educativa sobre a imunização do adolescente, com ênfase ao HPV e a meningite. Os meninos de 11 e 12 anos, após autorização de pais e/ou responsáveis, serão imunizados contra HPV e meningo C (através de vacinação gratuita aplicada pelos estudantes de Enfermagem, orientados pelos professores do curso).

Data: 21/09 (quinta-feira) | 7h30 e 13:30

Curso: Agronegócio, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Cafeicultura, Design de Interiores, Engenharia Civil, Medicina Veterinária e Sistemas de Informação

Atividade: Gincana Educativa

Os alunos e professores do UNICERP desenvolverão uma gincana que trabalhará áreas distintas do conhecimento. As crianças de 6 a 12 anos serão divididas em três equipes. As provas serão:

1 - Descubra o animal;

2 - Teclado desmontado;

3 - Corrida do lixo;

4 - Quebra-cabeça;

5 - Jogo de perguntas e respostas;

6 - Dança da cadeira.

Os participantes serão premiados com brindes e medalhas. Ao fim das provas haverá confraternização, com música e lanche.

Após a gincana, serão plantadas mudas de árvores no terreno do Lar da Criança. A ação busca a conscientização da preservação ambiental e comemorará o Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro.

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP)