UNICERP transmite live sobre a poda do cafeeiro

17/06/2020

Na última terça-feira, dia 16 de junho, o UNICERP transmitiu mais uma #livenoinsta, com o tema “Fisiologia da poda do cafeeiro”. A live foi apresentada pelos professores Dr. Aquiles Junior da Cunha, diretor de Ensino de Graduação do UNICERP e doutor em Agronomia/Fitotecnia, e a professora Ma. Daniela Silva Souza, mestra em Produção Vegetal. 

A live abordou a cultura do café e sua evolução, a colheita durante essa safra, marcada pela grande produtividade, a renovação da lavoura por meio das podas e o funcionamento da planta e suas necessidades.

Segundo o Prof. Dr. Aquiles, “a natureza é perfeita, então cada nó do cafeeiro deixa em torno de 20 a 30% de gemas dormentes e a partir do momento que podamos, a quebra dessa dormência acontece, ocorrendo a formação de um novo ramo plagiotrópico, com alto vigor, acarretando na renovação da área produtiva do cafeeiro em um curto espaço de tempo, sendo esse um dos principais motivos da poda.” A Profa. Ma. Daniela ainda enfatiza que “além disso, as condições de intempéries, seja uma geada, uma chuva de pedra, é um momento no qual devemos realizar a poda, pois essa poda do cafeeiro também vem de encontro com essas condições adversas.”

 

Por Yurika Akiyoshi (Comunicação UNICERP)