Pesquisa
APRESENTAÇÃO

Coordenadoria de Pesquisa e Iniciação Científica

Na era da informação, o conceito de instituição de ensino como instância de geração de conhecimento se efetiva na pesquisa, como instrumento ideal para o desenvolvimento do ensino e dos programas de extensão, visando à melhoria da qualidade de vida da comunidade a que estes se destinam. A pesquisa reverte-se em benefícios para a Instituição, pois promove o ensino, e para a comunidade em geral, se traduz socialmente na extensão.

As ações de pesquisa visam à formação científica em todos os níveis e modalidades de ensino, produção de conhecimento, produção tecnológica e empreendedorismo voltados para a inovação e a solução de problemas científicos e tecnológicos ligados ao desenvolvimento local e regional, entendido nas suas dimensões econômica, social, artística e cultural.

Para que a pesquisa possa configurar a política institucional, na forma explicitada nos projetos pedagógicos de cada curso, sua implementação deve ocorrer consoante as seguintes linhas básicas:

• Afirmação da identidade regional e valorização da cultura local e regional;

• Desenvolvimento de pesquisas básicas ou aplicadas, institucionais, voltadas para as áreas do ensino ofertado pela Instituição ou de interesse prioritário da comunidade local;

• Busca de solução para problemas comunitários e resgate da cidadania, especialmente dos coletivos menos favorecidos social e economicamente;

• Transferência do conhecimento a outras organizações educativas ou não, mediante processos de formação, pesquisa e interação com o entorno social;

• Desenvolvimento de produtos e resolução de problemas dos setores produtivos;

• Melhoria da própria ação institucional, mediante processos de pesquisa, de interação com o meio social, de gestão, de formação e avaliação, na perspectiva de ampliação com qualidade dos serviços que oferece à sociedade.

O UNICERP desenvolve atividades de pesquisa, promovendo ações que proporcionam contribuições teóricas e práticas às atividades de ensino e extensão. As atividades de pesquisa estão voltadas para a resolução de problemas e de demandas da comunidade na qual a Instituição está inserida; e alinhadas a um modelo de desenvolvimento que privilegia, além do crescimento econômico, a promoção da qualidade de vida.

São objetivos da política de pesquisa do UNICERP:

• Reafirmar a pesquisa como processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade, o que implica relações multi, inter ou transdisciplinares e interprofissionais;

• Priorizar os projetos voltados a questões relacionadas ao contexto regional e às demandas da sociedade;

• Valorizar os projetos de pesquisa interinstitucionais sob a forma de consórcios, redes ou parcerias e as atividades voltadas para o intercâmbio nacional e internacional;

• Possibilitar novos meios e processos de produção, inovação e transferência de conhecimentos, apoiando a produção acadêmica;

• Estimular a disseminação de conhecimentos, organizando e publicando as produções intelectuais de professores e alunos, mediante trabalhos, compêndios, anais, monografias e livros;

• Promover congressos, simpósios, seminários ou encontros para estudos e debates de temas ou de áreas específicas, bem como a participação em iniciativas semelhantes.

O financiamento das atividades de pesquisa inclui recursos próprios da Instituição ou de terceiros, captados junto a organizações da região, públicas e privadas.

ÁREAS DE PESQUISA
  • Saúde, Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida
  • Ciências Administrativas, Sociais Aplicadas, Educação, Línguas, Artes, Cultura e Cidadania
  • Ciências Biológicas, Veterinárias e Ambientais
  • Ciências Exatas e Tecnológicas
GRUPOS DE PESQUISA

Os cursos do UNICERP possuem grupos multidisciplinares de alunos e professores voltados para a pesquisa científica. Os participantes são pesquisadores e estudantes organizados, desenvolvendo estudos em uma ou mais linhas de pesquisa de uma área do conhecimento.

COORDENAÇÃO
  • PROFA. DRA. GISÉLIA GONÇALVES DE CASTRO

    Formação: Doutora em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca UNIFRAN (SP). Pós Graduada em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (SP). Especialização em Clínica Fisioterápica (MG). Graduação em Fisioterapia (UNICERP). Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Infantil pela ABRADIMENE. Membro do grupo de pesquisa do CNPq intitulado Apoio Social e Promoção da Saúde: Subsídios para a implementação de ações e avaliação de estratégias em Promoção de Saúde Infantil. Docente Titular no Centro Universitário do Cerrado Patrocínio UNICERP. Pesquisadora do Programa de Iniciação Científica PROIC do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, MG.

    Contato

    Telefone geral: (34) 3839.3737 – Ramal: 263

    Secretaria da coordenação: (34) 3839.3710

    E-mail: pesquisa@unicerp.edu.br

  • Ano em que ingressou na instituição
    1994
mais informações

ACESSE AQUI A PÁGINA DO FÓRUM CIENTÍFICO E ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - EDIÇÃO 2021 

 

Quer aumentar seu currículo e ter um ganho importante de conhecimento? Participe do Fórum Científico e Encontro de Iniciação Científica. Esta é uma oportunidade para o aluno ficar por dentro do que está em transformação no mundo profissional. São diversas palestras, painéis e debates desafiadores. Fique ligado e aproveite esta chance de ser um profissional diferenciado no mercado.

O Fórum Científico do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio é um evento anual de cunho acadêmico-científico, proposto e organizado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Tem a participação de alunos, professores e coordenadores de todos os cursos de graduação e pós-graduação da instituição e de toda comunidade científica da cidade e região.

O evento integra a comunidade acadêmico-científica e abre espaço para a reflexão, debates de questões relativas à formação profissional e apresentação ou exposição de trabalhos desenvolvidos sob a orientação de professores que realizam pesquisas na instituição.

Dentro do EIC também são apresentados à comunidade os trabalhos desenvolvidos pelo Programa de Iniciação Científica do UNICERP, o PROic. O objetivo é incentivar e promover a capacitação de estudantes de graduação para produzir conhecimento científico nos diversos campos do saber, levando-os a refletir, formular e testar hipóteses, resolver problemas e situações colocadas, tanto pela simples curiosidade humana de conhecer quanto pela necessidade social de transformar.


Documentos e Anais

Anais - Fórum Científico e Cultural - Edição 2015

Anais - Fórum Científico e Cultural - Edição 2016

Anais - Encontro de Iniciação Científica - Edição 2017

Anais - Encontro de Iniciação Científica - Edição 2018

Anais - Fórum Científico e Encontro de Iniciação Científica - 2020

Anais - Fórum Científico e Encontro de Iniciação Científica - 2021