Pibid

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes são acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes são acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

 

Objetivos do Programa

  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • contribuir para a valorização do magistério;
  • elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
  • contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura

Fonte: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid

 

Coordenação

Dirigente Institucional:

Reitor Prof. Dr. Clauber Barbosa de Alcântara

E-mail: reitoria@unicerp.edu.br

 

Coordenadora Institucional:

Profa. Dra. Lilian Cristina Barbosa

E-mails: lilian@unicerp.edu.br | pesquisa@unicerp.edu.br

Telefone: 34 3839-3737 - Ramal 236

 

Edital

Acesse o edital clicando aqui

A seleção ocorre de acordo com as normas estabelecidas no edital

 

Projeto Institucional

Acesse o projeto do Pibid clicando aqui

 

Escolas participantes e professores supervisores

Escola Estadual Mariana Tavares
Professora supervisora: Fabiana Coelho Silva

Escola Estadual Amir Amaral
Professora supervisora: Claudia Beatriz da Silva

Escola Estadual Coronel Joao Candido de Aguiar
Professora supervisora: Elisangela Cristina Dias Borges

 

Laboratório

O laboratório de ensino e práticas educativas é utilizado pelos professores coordenadores/supervisores do PIBID e dos Estágios Supervisionados das Licenciaturas. Ele foi criado com o intuito de auxiliar na formação docente.

Conta com mesas redondas para atividades de treinamento, confecção de materiais para aulas e reuniões dos subprojetos do PIBID. Os supervisores utilizam esses espaços para se reunirem com os licenciandos.