“Planejamento de colheita e pós-colheita para a produção de cafés especiais” foi tema de palestra durante o Seminário de Ciência e Tecnologia 2021

Durante o Seminário de Ciência e Tecnologia 2021, ocorrido nos dias 11 e 12 de maio, foi abordado o tema “Planejamento de colheita e pós-colheita para a produção de cafés especiais”, ministrada pela palestrante Daniela Edel Teixeira. A Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Lavras e é responsável pela coordenação dos setores de Qualidade, Sustentabilidade, Agrícola e Equipamentos da Fazenda Samambaia, situada em Santo Antônio do Amparo-MG, Campo das Vertentes.

Durante a palestra Daniela destacou a importância do planejamento da colheita do café é etapa fundamental para garantir que os frutos do café, através de lavouras sadias e bem nutrida, nos entregam cafés especiais que serão removidos da planta no momento adequado sem causar danos a qualidade. Para Daniela, as tomadas de decisões são constantes e devem atender ao que a lavoura está pedindo.

Reiterou que a qualidade dos grãos de café é determinada em função das características físicas e sensoriais do café e que, compreender como são realizados os procedimentos de classificação são fundamentais para os futuros profissionais atuarem no mercado e para serem capazes de diagnosticar possíveis problemas e alterações no processo em função das características de qualidade física e sensoriais determinadas nesse protocolo.

Por fim destacou que as técnicas já estudas que nos dão embasamento teórico para aplicarmos e adaptarmos em um dia a dia onde tudo é muito dinâmico. Que é importante mantermos estudos acadêmicos, mapear a qualidade, estudando diferentes processamentos.