Alunos de VeterinĂ¡ria do UNICERP visitam comunidade de Malhadouro e Canil Municipal

19/06/2017
O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio realizou duas visitas técnicas nos últimos dias. Os alunos do 3º período conheceram uma propriedade na comunidade rural do Malhadouro e o Canil Municipal de Patrocínio/MG.
Em 10 de junho, sábado, 42 alunos visitaram a propriedade do produtor Aleixo Marcos. Os universitários conheceram o compost barn, área coberta para descanso de vacas leiteiras, geralmente revestida com uma cama de serragem ou palha de café.
Segundo o coordenador do curso, Prof. Me. Gustavo Lima Ribeiro, o principal objetivo do compost barn é proporcionar ao animal um local confortável e seco durante todo o ano. “Alguns produtores que utilizam o sistema relatam inúmeras melhorias, como maior conforto para os animais, vacas mais limpas, redução de problemas de casco e perna, diminuição do número de células somáticas (CCS), aumento da detecção do cio, aumento da produção do leite, menos incidência de moscas, melhores condições de trabalho ao produtor”, esclarece.
Canil Municipal
Na última terça-feira, dia 13, estudantes do curso de Medicina Veterinária do UNICERP também visitaram o Canil Municipal. Os alunos puderam verificar como é feito o controle das principais doenças de saúde pública e demais zoonoses.
Os visitantes conheceram os processos de recepção e triagem de cães e gatos, alojados em categorias, como sexo, idade e enfermidades. O grupo também acompanhou os procedimentos de castração como medida de controle populacional. Os animais são monitorados por médicos veterinários, diuturnamente.
A visita técnica fez parte da disciplina Saúde Pública e Zoonoses. “Os alunos testemunharam a prática daquilo que veem em sala de aula. A atuação do médico veterinário junto à prevenção e controle das zoonoses é de suma importância para o bem-estar da comunidade”, reforça o coordenador Prof. Me. Gustavo Lima Ribeiro.
Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP) | Fotos: Arquivos pessoais
Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte



