Alunos e professores de Engenharia Civil visitam Usina Hidrelétrica de Itaipu

02/03/2017

Entre os dias 16 e 19 de fevereiro, os alunos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio – UNICERP realizaram viagem técnica à cidade de Foz do Iguaçu – PR, com a finalidade de conhecer a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.

Os alunos foram acompanhados pelos professores Marcelo de Oliveira, Priscilla Assis Mendonça, Fátima Yukari Akiyoshi França, e pelo coordenador do curso Ibrahim Abdallah Daura Neto.

A visita foi amplamente satisfatória, pois os alunos e professores tiveram acesso às instalações internas da usina com o acompanhamento dos guias de Relações Públicas da Itaipu Binacional. Desta forma, foi possível entender o processo de tomada d’água, condução da água pelos condutos forçados e geração de energia por indução eletromagnética.

Sobre a Usina

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é um empreendimento pertencente ao Brasil e ao Paraguai, implantado com base no Tratado celebrado em 26 de abril de 1973, que registra a decisão de realizar o aproveitamento hidrelétrico dos recursos hídricos do Rio Paraná de maneira igualitária entre ambos os países.

As obras de construção da usina foram iniciadas em 1975 e, em maio de 1984, entrou em operação a primeira unidade geradora. Com a instalação das 20 unidades geradoras, a potência instalada de Itaipu atingiu 14.000 MW. Desde que entrou em operação, a Usina Hidrelétrica de Itaipu produziu mais de 2,312 milhões de GWh, até dezembro de 2015, energia suficiente para atender à demanda brasileira por aproximadamente 5 anos.

O Reservatório tem 170 km de extensão, largura média de 7 km, e queda bruta máxima de 128,00 m. A barragem principal da Usina de Itaipu é do tipo de Gravidade Aliviada, com comprimento de 612 m, altura máxima de 196 m, com volume de concreto de aproximadamente 4.400.000 m³. Além desta barragem, fazem parte do complexo estruturas como: barragens de terra, barragens de ligação, barragens de enrocamento, casa de força e área de montagens, estrutura de desvio e vertedouro.

No entanto, a ação de Itaipu é mais ampla do que o suprimento de energia elétrica, elemento fundamental para o progresso e para o bem-estar social dos dois países. A missão da Itaipu Binacional é: “Gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”.

 

Por Ibrahim Abdallah Daura Neto (Fotos: Arquivos pessoais)

Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte