Artigo científico publicado pelo UNICERP torna-se referência em hospital de Goiás

Não é de hoje que as descobertas e os estudos produzidos pelos pesquisadores podem ajudar no avanço e no conhecimento de uma área específica. Foi o que aconteceu com a publicação do Fonoaudiólogo, Róger Florentino que, em conjunto com a profa. Clenda Batista, também do Unicerp, e com Grazielle de Oliveira, da UFMG.

Eles publicaram na Revista Vitae, do Unicerp, o estudo científico sobre a importância da técnica de videofluoroscopia na identificação das alterações da biomecânica da deglutição em idosos com alterações no processo de deglutição decorrentes da idade, chamada de presbifagia. De acordo com o Prof. Róger, esse trabalho trouxe com uma linguagem bem direta e completa, todo o processo, do envelhecimento do ato de engolir, até a possibilidade da realização de um exame que possa indicar possíveis alterações no ato de engolir em indivíduos que não tiveram nenhuma alteração, a não ser o envelhecimento natural das estruturas.

A abrangência desse estudo entre a comunidade acadêmica e também na área de saúde foi tão grande, por meio da Revista Vitae (Unicerp), que um hospital de Goiânia, especializado em trauma, utilizou dessas informações para uma monografia de seus residentes, que foi utilizada de forma multiprofissional.

Nós do Unicerp estamos no caminho certo ao manter e divulgar nossa revista científica. Por isso, é importante que nossos alunos façam bons trabalhos de monografia, bons artigos, bons projetos de pesquisa e extensão, porque isso será divulgado para toda comunidade acadêmica e, com toda certeza, terá uma visibilidade a nível nacional, o que é muito importante para todos os envolvidos”, garante Róger.

Além de professor do Unicerp, Róger Florentino atua como fonoaudiólogo em Patos de Minas, sendo especialista em deglutição na área hospitalar, e referência em toda região no exame de videofluoroscopia deglutição.

Assessoria de Comunicação - Unicerp