Comunicado UNICERP sobre o COVID-19

15/03/2020

O Centro Universitário do Cerrado Patrocínio recebeu no início da noite de sábado, 14, a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus, COVID-19, em Patrocínio/MG. A paciente é aluna do curso de Direito, com histórico de viagem à Itália e está em isolamento domiciliar.

O UNICERP informa que está em contato permanente com as autoridades de saúde para que as ações a serem tomadas sejam seguras a toda a comunidade acadêmica.

Inicialmente, seguindo orientações de comissão especial da Secretaria Municipal de Saúde, o UNICERP manterá todas as aulas. No entanto, uma reunião na manhã de segunda-feira, 16, deve determinar provisoriamente a suspensão de todos os eventos no campus.

O Centro Universitário segue recomendando cuidados maiores para o enfrentamento ao COVID-19.

O novo coronavírus é um agente relacionado a infecções respiratórias, que podem surgir com quadro semelhante ao de outras doenças gripais. A transmissão ocorre através da entrada no trato respiratório, por meio do contato direto com as secreções da pessoa infectada, pela tosse ou espirro, ou de forma indireta, pelo contato com superfícies contaminadas, levando as partículas ao nariz ou à boca.

Para evitar a transmissão, recomenda-se a higienização frequente das mãos com água e sabonete líquido ou preparações alcoólicas (como o álcool em gel); manter ambientes arejados por ventilação natural; tossir ou espirrar levando o rosto à parte interna do cotovelo; evitar o compartilhamento de copos e vasilhas; evitar tocar nariz, olhos e boca antes de higienizar as mãos; evitar como cumprimentos aperto de mãos, abraço ou beijo no rosto; evitar a visita a ambientes de saúde e hospitalares sem a real necessidade; caso apresente sintomas, utilizar máscaras e lenços descartáveis e evitar sair de casa; comunicar às autoridades sanitárias a ocorrência de suspeita em caso de infecção humana.

Fique atento aos principais sintomas: tosse seca ou com secreção, febre, dores no corpo, congestão nasal, inflamação na garganta, diarreia e, em casos mais graves, insuficiência renal e dificuldade respiratória aguda.