Coopa e FUNCECP promovem II Encontro Tecnológico da Soja

16/03/2016

Aconteceu no último sábado, 12, o II Encontro Tecnológico da Soja, realizado pela Cooperativa Agropecuária de Patrocínio (Coopa) em parceria com a Fundação Comunitária Educacional e Cultural de Patrocínio e mantidas, e ainda diversas empresas do setor. O evento foi realizado na Fazenda Experimental da FUNCECP e recebeu a presença de produtores rurais, estudantes e empresários. Estiveram presentes também o presidente da Coopa, Renato Nunes, o vice-presidente da Coopa e conselheiro curador da FUNCECP, Célio Borges, o reitor do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP), Prof. Dr. Wagner Antônio Bernardes, o diretor da Escola Agrotécnica Sérgio de Freitas Pacheco (EASFP), Prof. José da Cruz, e o diretor de Ensino de Graduação do UNICERP, Prof. José Ferreira Nunes.

O objetivo é levar conhecimento sobre a sojicultura e expor pesquisas e produtos desenvolvidos por empresas do setor, através de visita ao campo e palestras técnicas.

“Uma das razões do encontro é levar essa transferência em tecnologia aos alunos que estão nos cursos Técnico em Agropecuária e de graduação. É preciso que essa parceria entre Coopa, UNICERP e EASFP continue se incrementando, para trazermos mais benefícios para a classe estudantil. E por outro lado, trabalhamos também para que os produtores se tornem mais competitivos, por meio dessas novas tecnologias”, destaca Renato Nunes, presidente da Coopa.

Anualmente, os alunos da Escola Agrotécnica participam na preparação dos campos onde acontecem os encontros da Soja e do Milho. O diretor da EASFP, José da Cruz, acredita que o papel desempenhado pelos estudantes contribui significativamente para a realização dos eventos. “Mais uma vez o Encontro da Soja é um sucesso, com a participação de alunos e de produtores, e que nossos estudantes façam bom proveito do evento”, salienta José da Cruz.

 “O II Encontro Tecnológico da Soja, além de ser uma grande oportunidade de colocar em prática o que vemos em sala de aula, nos traz muita coisa sobre o dia a dia das empresas e o que está sendo desenvolvido dentro da sojicultura”, analisa Ana Luiza Oliveira Sandoval, aluna do 3º módulo do curso Técnico em Agropecuário da EASFP.

Já o diretor de Ensino de Graduação do UNICERP avalia que a proposta de prática desenvolvida facilita a compreensão dos estudantes de diversos cursos do Ensino Superior. “Esse intercâmbio entre universitários e empresários do setor agrega um conhecimento que muito enriquecerá aqueles futuros profissionais. Saindo da teoria, eles vivenciam uma prática diferente e extremamente significativa”, comenta José Ferreira.

 

Por Luiz Costa Júnior / Fotos: Michelle Brasileiro (Comunicação UNICERP)

Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte