Coordenadora do UNICERP conscientiza sobre o Outubro Rosa no Café com o UNICERP

O Café com o Unicerp abordou o Outubro Rosa – Prevenção ao câncer de mama. A Profª Me. Angela Maria Drumond Lage ressaltou um pouco mais sobre os sintomas, tratamento e prevenção do tema. A entrevista foi ao ar na Difusora 95,3FM no dia 9 de outubro, durante o programa Show da Manhã, com José Antônio.

A Campanha Outubro Rosa tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. É essencial a abordagem dessa problemática, principalmente para orientar e conduzir o indivíduo ao melhor tratamento. O câncer mamário tem vários tipos de classificações, sendo cada um deles o tratamento diferente, com uma maior chance de cura, o importante é o diagnóstico precoce.

A docente ressalta alguns sinais e sintomas que devem ser entendidas como alerta. Alterações no mamilo como, veias incomuns, enrijecimento dos seios, liquido proveniente das mamas e entre vários outros vestígios. No caso de detecção de um ou mais desses indícios o paciente deve procurar a sua ginecologista de preferência ou procurar uma Unidade básica de saúde. A professora ainda relembra o exame clinico anual realizado pelo médico ou enfermeiro e que deve ser feito por todos. 

Para finalizar, Angela deixa uma mensagem a todas as mulheres. “Toda mulher deve se colocar como centro da sua vida, cuidar da sua saúde, do seu bem-estar e tirar um tempo para si”.