Professores e calouros de Agronomia participam de projeto técnico ambiental da SSVP

10/03/2021
O UNICERP está participando do Projeto Técnico de Reconstituição da Flora (PTRF) na área onde será construída a nova Casa do Idoso Recanto São Vicente. A reconstituição é uma ação conjunta do Conselho Central de Patrocínio da Sociedade de São Vicente de Paulo/SSVP, UNICERP e Secretaria Municipal de Agricultura.
No último sábado, 6 de março, professores e alunos ingressantes do curso de Agronomia, juntamente com o reitor do UNICERP, Prof. Dr. Clauber Barbosa de Alcântara, estiveram no local e plantaram 350 mudas de espécies frutíferas e florais nativas do Cerrado.
O PTRF permite o enriquecimento da Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego Rangel, localizado entre os bairros Morada Nova e Jardim Sul, em Patrocínio/MG. Segundo Maria José Salomão, o projeto é uma forma de compensar a supressão da vegetação (braquiária) que ocorreu na área do Loteamento Lar da Criança no Bairro Matinha de propriedade da SSVP.
“É um projeto de recuperação ambiental para preservação das características da flora regional. Quando o UNICERP abraçou a parceria nós ficamos imensamente felizes. É um projeto de sustentabilidade, preservando para as gerações futuras e mantendo a qualidade de vida. Muito mais que a construção da Casa do Idoso, será um complexo social importante para Patrocínio”, explica Maria José Silva Salomão, administradora da Casa do Idoso.
Ao fim do PTRF, serão plantadas 770 mudas, reduzindo a degradação e recompondo parte da mata ciliar do leito fluvial do Córrego Rangel. As mudas foram repassadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, através do secretário Oswaldo Rodrigues Ferreira.
De acordo com o coordenador do curso de Agronomia do UNICERP, a participação dos universitários está ligada ao projeto de integrador extensionista do curso. “Pelo lado social que o Centro Universitário tem, a SSVP procurou o UNICERP para organizar e realizar o plantio para reflorestamento da área, juntamente com a Secretaria de Agricultura”, conta o Prof. Dr. Alisson Vinícius Araújo, coordenador do curso de Agronomia.
“Nesta oportunidade, nós saímos daquele ambiente virtual e passamos a ter também o aprendizado no campo”, analisa Flávia Aparecida Machado, aluna do 1º período do curso de Agronomia do UNICERP.
“Conforme acontece a prática aqui no campo, as nossas conversas geram aprendizado importante para os alunos”, diz o Prof. Jorge Eduardo Ferreira Cunha, coordenador do projeto integrador.
Por Luiz Costa Júnior (Decom Unicerp) com informações de Alan Guimarães Machado (Jornal de Patrocínio)
Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte













