Projeto de extensão do UNICERP resgata raízes da cultura brasileira

07/10/2016

O curso de Enfermagem, em parceria com os cursos de Educação Física, Fisioterapia, Pedagogia e Psicologia do UNICERP, está promovendo o projeto de extensão “A Educação nas Relações Étnico Raciais: contexto de formação cultural do Brasil”.

A primeira etapa aconteceu no dia 28 de setembro no Auditório I do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio. A abertura teve a apresentação cultural do Coral do IBEL (Instituto Bíblico Eduardo Lane), com a regente Júnia Chagas, cantando duas músicas em latim e uma em dialeto africano. Logo após, o evento recebeu a palestra “O processo de inclusão social do negro, da Lei Áurea ao sistema de cotas”, ministrada pelo enfermeiro Prof. Dr. Marlúcio Anselmo Alves, do IFTM.

O próximo encontro acontecerá em 20 de outubro. A atividade programada é uma mesa redonda, que debaterá as contribuições das matrizes negra, indígena, europeia e asiática para a formação do povo brasileiro.

O projeto se encerrará no mês de novembro, quando será realizado um momento cultural com danças, desfile de moda e culinária sobre as culturas inerentes às quatro matrizes, conforme as diferentes etnias. A última etapa será organizada pelos alunos das turmas de Sociologia dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia.

“O objetivo é resgatar as diferentes culturas que compõem o povo brasileiro, propondo uma discussão e reflexão sobre a temática e contribuindo para o combate ao racismo e discriminações que atingem particularmente os negros. A temática é importante para os universitários das áreas da saúde e educação por serem futuros profissionais que atuarão diretamente com pessoas oriundas de diversos contextos e culturas”, detalha a Profª. Me. Maria Goretti Teresinha dos Anjos e Santos, idealizadora do projeto.

 

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP) | Fotos: Arquivo Enfermagem

Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte