Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o UNICERP, realizam o Seminário de Patrimônio Histórico e Cultural 2025

Nos dias 05 e 06 de maio de 2025 a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o apoio da FUNCECP, mantenedora do UNICERP, com os cursos de Arquitetura & Urbanismo e Engenharia Civil, realizaram o Seminário de Patrimônio Histórico e Cultural.


O evento, que era também aberto para toda a comunidade, aconteceu no Auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas do UNICERP, com o objetivo de promover uma reflexão sobre a valorização e preservação do Patrimônio Histórico da cidade de Patrocínio, que não se resume apenas em prédios históricos, mas também em costumes e tradições. O Seminário, contou com autoridades presentes, como a Secretária de Cultura e Turismo de Patrocínio, Ana Valéria Rezende Cunha; a Reitora do UNICERP, Profª. Me. Iêda Pereira de Magalhães Martins, Profª.Esp. Giovanna Piovezan Emiliano, coordenadora dos cursos de Arquitetura&Urbanismo.


No primeiro dia, a abertura contou com uma apresentação de Congada "Moçambique Ouro de Maria Patrocínio",  posteriormente houve uma palestra enriquecedora, intitulada " Valorização do Patrimônio Cultural - Procedimentos e Desafios", ministrada pela professora Dra. Marília Maria Brasileiro Teixeira Vale, que foi de grande interesse dos alunos e de todos os presentes. No segundo dia, a abertura foi realizada com a apresentação cultural com grupo de Capoeira, e posteriormente  uma mesa redonda com o tema “Patrimônio Histórico e Cultural: a importância do cuidado e da preservação da memória destes espaços”, com a participação dos professores Frederico Zaldan Soro Araújo, Gabriel Barros Bordignon, Marcelo Miranda de Freitas e Michele Ramos Bernardes Dias Martins, que trouxe muitos conhecimentos a todos os presentes. A mediação foi feita pelo professor Me. Luiz Ricardo Prado.


Nosso muito obrigado pela parceria com a Fundação Casa da Cultura e Prefeitura de Patrocínio pela parceria neste momento de aprendizado e conhecimentos compartilhados.