UNICERP atende 1,3mil pessoas durante Campanha de Responsabilidade Social

26/09/2016

Com as ações, UNICERP recebe o Selo de Instituição Socialmente Responsável 2016/2017

O UNICERP promoveu mais uma Semana da Responsabilidade Social em Patrocínio/MG. A campanha aconteceu em diversos pontos da cidade entre os dias 13 e 17 de setembro. As atividades foram desenvolvidas no Centro de Saúde e no Campus Universitário do UNICERP, na sede e na chácara da APAE de Patrocínio e na Escola Estadual Professora Ormy Araújo Amaral.

A participação na Campanha rendeu ao UNICERP o Selo de Instituição Socialmente Responsável 2016/2017, conferida pela ABMES. O selo garante o Centro Universitário patrocinense como uma instituição cidadã e comprometida com a sociedade.

Em 2016, a 12ª Campanha de Responsabilidade Social transformou a vida de 1.308 pessoas, atendidas por 183 alunos e professores do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio. A comunidade recebeu 2.068 atendimentos em diversas áreas, como saúde, educação, conscientização ambiental, orientações jurídicas, contábeis e psicológicas, dentre outros.

Este ano, a ação teve a parceria da APAE de Patrocínio e da Associação Defensora dos Animais (ADA Patrocínio)

A Campanha é uma iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, sendo uma grande mobilização nacional. O evento acontece em Patrocínio desde 2005.

Ações

No dia 13, terça-feira, a ação aconteceu na sede da APAE de Patrocínio, atendendo colaboradores e familiares dos apaianos. Os cursos de Administração e Ciências Contábeis promoveram a palestra “Plano Financeiro Doméstico”. O curso de Direito fez orientações jurídicas aos presentes.

Na quarta-feira, foi a vez da Chácara Morada do Sol receber alunos e professores do UNICERP. Os cursos de Agronegócio, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Cafeicultura, Design de Interiores, Engenharia Civil, Medicina Veterinária e Sistemas de Informação transformaram o dia dos adolescentes e adultos atendidos pela APAE. Teve teatro de bonecos, plantio de mudas de árvores frutíferas, oficina de cartazes, música e vídeo, dentre outras atividades.

As pacientes do Centro de Saúde do UNICERP e familiares tiveram uma manhã diferente no dia 14. Os cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Pedagogia e Psicologia desenvolveram dezenas de atividades, voltadas para a educação, saúde, meio ambiente, lazer e entretenimento.

Já no sábado, a E. E. Profª. Ormy Araújo Amaral recebeu a equipe dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Nutrição. Os estudantes e docentes da escola, e pessoas da comunidade receberam informações sobre prevenção de câncer de mama e alimentação saudável, por exemplo. Teve ainda dança, alongamento, testes de pressão arterial, glicemia e IMC – Índice de Massa Corporal.

Na parte da tarde do dia 17, os participantes da Uniparti – UNICERP para a Terceira Idade, assistiram à palestra “Envelhecimento Saudável”, do curso de Enfermagem. Foram abordadas questões como prevenção dos cânceres de mama, útero e próstata, já visando as mobilizações nacionais Outubro Rosa e Novembro Azul.

Fechando a Campanha, a ADA, em parceria com o UNICERP e a Universidade de Uberaba, organizou o I Mutirão de Castração de Cães e Gatos. Foram feitas aproximadamente 50 cirurgias durante o sábado e o domingo, realizadas no Laboratório de Anatomia Animal do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.

Por Luiz Costa Júnior | Fotos: Luiz Costa Júnior e Michelle Brasileiro (Comunicação UNICERP)