Mantido pela Fundação Comunitária Educacional e Cultural de Patrocínio – FUNCECP, uma entidade sem fins lucrativos, o Centro Universitário do Cerrado Patrocínio – UNICERP é uma instituição com mais de 45 anos de história. Oferece cursos de graduação e pós-graduação.
Originou-se em 1974, com as Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras. A grande revolução da história da Instituição aconteceu em 2005, quando passou de faculdade para centro universitário. A aprovação dessa transformação se deu pelo Conselho Nacional de Educação, no dia 05 de maio de 2005, sendo o credenciamento publicado no Diário Oficial da União, número 101, seção 01 de 30 de maio de 2005, através da Portaria nº 1.819 de 27 de maio de 2005.
Com a finalidade de estimular a criação artística e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, o UNICERP visa o progresso cultural, social, econômico e político da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A Instituição está comprometida em desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão, formando profissionais-cidadãos empenhados na busca de soluções democráticas para os problemas regionais e nacionais.
O Centro Universitário oportuniza a socialização do conhecimento por meio dos projetos pedagógicos, dos programas desenvolvidos ao longo do ano e das inúmeras atividades voltadas para o atendimento à comunidade. Para que todas as ações se tornem efetivas, torna-se fundamental a dedicação de professores, alunos e comunidade acadêmica em geral.
Atuando desde 1971, a FUNCECP, mantenedora do UNICERP, caminha junto com o desenvolvimento da região de Patrocínio. Amparada pelos conselhos Comunitário, Curador e Fiscal, e ao lado das entidades mantidas, a FUNCECP investe nos valores acadêmicos, na pesquisa científica e na equidade social.
“Formar profissionais-cidadãos para atuarem na sociedade em suas diversas áreas com eficiência e eficácia, norteados por sólidos princípios éticos e científicos."
“Ser reconhecido como centro de excelência no ensino, pesquisa e extensão.”
• Na conduta pessoal: dignidade, caráter, integridade e espirito de solidariedade.
• No relacionamento interpessoal: lealdade, respeito mútuo, compreensão, honestidade e humildade.
• No exercício da atividade profissional: ética, competência, criatividade, disciplina, dedicação e disposição para o trabalho voluntario.
• No processo de decisão: busca de consenso de justiça, de verdade, de igualdade de oportunidades para todos.
• No relacionamento entre órgãos colegiados, unidades e departamentos: cooperação, espirito de equipe, profissionalismo e comunicação adequada.
• No relacionamento com outras instituições: responsabilidades, independência e transparência.
• Na vida comunitária: participação e compromisso a serviço da comunidade.
• E, em todas as circunstâncias, agir com amor que é o vínculo da perfeição.