Política de privacidade

 

O Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, com o compromisso de agir de maneira íntegra e ética na realização de todas as nossas atividades, inclusive no que se refere a coleta e tratamento de dados pessoais dos nossos alunos, colaboradores e demais públicos com os quais nos relacionamos, apresenta a Política de Privacidade.

Este é um documento que descreve como nós coletamos, mantemos e utilizamos os seus Dados Pessoais, bem como os direitos que você possui, nos termos das leis aplicáveis, Lei Federal n. 12.965 de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet), a Lei n.º 13.709/2018 (“Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais”).

A aplicação desta Política contempla todas as atividades realizadas pelo Centro Universitário do Cerrado Patrocínio quanto a coleta on-line ou off-line de dados pessoais, contemplando os acessos na utilização dos serviços, plataformas virtuais de aprendizagem, redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, etc.), sítios (www.unicerp.edu.br, Página do Aluno, professor, contato, ouvidoria, entre outros), aplicativos e produtos.

A sua aceitação à nossa Política será considerada a partir do momento em que você acessar uma de nossas plataformas, concordar em se inscrever para algum dos nossos serviços ou fornecer os seus dados pessoais, acadêmico, empregatício ou comercial, na participação de campanhas, eventos, pesquisas, entre outros.

Ressaltamos que, caso não concorde em fornecer os dados pessoais para a execução das atividades mencionadas acima ou com as disposições desta Política, você deve interromper o acesso e/ou procedimento do seu registro. Porém, a ausência de registro e o serviço dos seus dados, em alguns casos, poderá impossibilitar a prestação de serviços ou execução da atividade necessária.

 

1. Dados que coletamos e como coletamos sobre você

 

Coletamos informações sobre você por meio das diversas interações realizadas conosco ou com Terceiros que atuem em nosso nome, por meio de documentos, formulários, plataformas e canais de comunicação, sejam on-line ou off-line.

 

Dados que coletamos

Para quais finalidades utilizamos

Matrícula e senha de acesso

Acesso ao Portal Acadêmico

Nome, endereço de e-mail, telefone e cidade

Ouvidoria

Nome, endereço de e-mail, telefone e cidade

Contato

Nome, endereço de e-mail, telefone e cidade

Trabalhe conosco

Nome, número do CPF, endereço de e-mail e número do telefone

Pré-inscrição para os cursos de pós-graduação

Nome, endereço de e-mail e número do telefone

Cadastro para recebimento de informações sobre os vestibulares

Nome, data de nascimento, número do CPF, número do documento de identificação, endereço residencial, endereço de e-mail, número do telefone celular, número do telefone residencial/comercial e número do CNPJ do empregador/empresa do participante

Inscrição para os eventos acadêmicos

Nome, data de nascimento, número do CPF, número do documento de identificação, endereço residencial, endereço de e-mail, número do telefone celular, número do telefone residencial, sexo, cor, escolaridade, espécie e grau de deficiência (para pessoa com deficiência)

Inscrição para os vestibulares presencial, agendado

Nome, Instituição/Afiliaçãopaís, endereço de e-mail, nome de usuário e senha de acesso

Portal de revistas

Imagens em vídeo capturadas em CCTV

Monitoramento de segurança dos Nossos Ambientes em prol da sua e da nossa segurança

Nome, data de nascimento, gênero, CPF, RG, Filiação, endereço de e-mail, telefone residencial, telefone celular, país, estado, cidade, endereço residencial, instituição de Ensino Médio, dados sensíveis (como religião, cor, deficiências físicas ou cognitivas)

Contrato de matrícula / vínculo empregatício

Nome, matrícula, data, horário e IP de acesso

Plataforma Moodle

Nome, data de nascimento, gênero, CPF, RG, Filiação, endereço de e-mail e telefone residencial, telefone celular, país, estado, cidade, endereço residencial), dados profissionais (cargo e nome da empresa em que você trabalha), dados educacionais (grau de escolaridade, nome do curso, nome da Instituição de Ensino), Dados fiador (nome, nome do cônjuge, endereço residencial, endereço de e-mail, telefone residencial, telefone celular entre outros

PROUNI e FIES

Nome, data de nascimento, gênero, CPF, RG, Filiação, endereço de e-mail e telefone residencial, telefone celular, país, estado, cidade, endereço residencial), dados profissionais (cargo e nome da empresa em que você trabalha), dados educacionais (grau de escolaridade, nome do curso, nome da Instituição de Ensino), entre outros

Assessoria jurídica e ou contábil, assistência médica, psicológica, entre outros serviços

 

Além disso, caso acesse os nossos sites, coletaremos seus dados de navegação por meio do uso de cookies e tecnologias similares para autenticar usuários; lembrar preferências e configurações de usuários; determinar a popularidade de um conteúdo; divulgar e medir a eficácia de campanhas de marketing; e analisar tendências e interesses das pessoas que interagem com os nossos serviços e plataformas. Você possui total autonomia para restringir, recusar ou desabilitá-los por meio das configurações. Contudo, ao fazer isso, algumas áreas do nosso site podem não funcionar corretamente, o que poderá impedir que você se beneficie de alguns de nossos recursos.

As informações eventualmente armazenadas em cookies que permitam identificar um usuário são consideradas dados pessoais. Dessa forma, todas as regras previstas nesta Política de Privacidade também lhes são aplicáveis.

 

2. Como utilizamos o Cookies

 

2.1. Por que utilizamos os Cookies?

A utilização de Cookies por nossos ambientes online, tem como objetivo, aprimorar a sua experiência, tanto em termos de performance, como em termos de usabilidade, uma vez que os conteúdos disponibilizados serão direcionados às suas necessidades.

 

2.2. Como são armazenados?

Os Cookies permitem que os Nossos Ambientes memorizem informações quando Você acessa os Nossos Ambientes, como o idioma preferido, a localização e a recorrência das suas sessões e outras variáveis que nós consideramos relevantes para enriquecer a sua experiência. Os Cookies também poderão ser utilizados para compilar estatísticas anônimas e agregadas que permitem entender como Você utiliza os Nossos Ambientes, bem como para aprimorar suas estruturas e conteúdo. Não identificaremos Você de forma pessoal por meio desses dados.

 

2.3. Que tipos de Cookies nós utilizamos?

Existem dois tipos de Cookies que podem ser utilizados nos Nossos Ambientes: "Cookies de sessão" e "Cookies persistentes". Cookies de sessão são Cookies temporários que permanecerão no seu dispositivo até que finalize a navegação ou o uso dos Nossos Ambientes. Cookies persistentes são Cookies que permanecem no seu dispositivo até que seja excluído (o tempo que o Cookie permanecerá no dispositivo depende da duração do "tempo de vida" do Cookie específico e das configurações do navegador utilizado).

 

2.4. Como posso controlar ou excluir Cookies?

Você pode alterar as configurações para bloquear o uso de Cookies ou receber alertas quando um Cookie estiver sendo enviado para seu dispositivo. Consulte as instruções do seu navegador. Caso você utilize dispositivos diferentes para acessar os Nossos Ambientes (por exemplo, computador, smartphone, tablet, etc.) deverá assegurar-se de que o navegador de cada dispositivo está ajustado para atender suas preferências quanto aos Cookies.

 

2.5. Quais Cookies nós utilizamos e por quanto tempo?

Cookie

Validade

Finalidade

lang

Cookie de Sessão: expira quando
Você encerrar a sessão de navegação.

Este cookie é utilizado para lembrar a seleção de escolha de idioma nos Nossos Ambientes online.

ga

Cookie persistente: expira em 2 anos.

Este cookie tem a função de registrar um ID que é utilizado para gerar dados estatísticos quando Você visita Nossos Ambientes online.

gat

Cookie persistente: expira em 1 dia.

Cookie vinculado ao uso do Google Analytics para registro de navegação.

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Cookie persistente: expira em 1 dia.

Este cookie tem a função de registrar um ID que é utilizado para gerar dados estatísticos quando Você visita Nossos Ambientes online.

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Você encerrar a sessão de navegação.

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Você encerrar a sessão de navegação.

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Você encerrar a sessão de navegação.

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Cookie persistente: expira em 29 dias.

Cookie vinculado ao uso do Linkedin para rastrear a navegabilidade e o uso e apresentar anúncios relevantes.

 

Se desejar, consulte a seguir os links para alterar a configuração de cookies nos principais navegadores:

 

I. Para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de Cookies no browser Firefox, clique aqui.

II. Para mais informações sobre “Navegação como Incógnito” e gestão de Cookies no browser Chrome, clique aqui.

III. Para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de Cookies a partir do browser Internet Explorer, clique aqui.

IV. Para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de Cookies a partir do Safari, clique aqui.

V. Para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de Cookies no browser Opera, clique aqui.

 

3. Para qualificar, coletamos e preenchemos seus dados pessoais

 

Todas as ações de coleta e utilização de dados pessoais realizados pelas Instituições do Grupo estão amparadas pelas bases legais previstas na Lei 13.709 / 2018 (LGPD), principalmente no que se refere a execução contratual, cumprimento de obrigação legal / regulatória, Exercício regular de direitos, legítimo interesse e consentimento.

 

3.1. Seus dados são coletados para viabilizar:

  • 3.1.1. A formalização da contratação dos nossos serviços, contemplando as especificidades de acordos comerciais;
  • 3.1.2. Cadastro adequado nos sistemas e plataformas utilizados para a prestação dos serviços contratados;
  • 3.1.3. O processamento de pagamentos;
  • 3.1.4. A oferta de serviços, promoções e condições especiais que possam ser do seu interesse e customização de ações de publicidade;
  • 3.1.5. O aprimoramento contínuo dos nossos serviços, por meio de atividades de pesquisa, análise e inovação;
  • 3.1.6. Comunicação adequada no que se refere a esclarecimento de dúvidas, suporte técnico;
  • 3.1.7. O envio de informações relevantes como informações sobre o calendário acadêmico, eventos internos, alertas sobre prazos ou riscos relevantes, entre outros;
  • 3.1.8. Cumprimento de determinações legais, judiciais, regulatórias ou administrativas e ofícios de autoridades competentes;
  • 3.1.9. Monitorar atividades e tendências de uso, assim como mensurar o nível de interação e engajamento em relação aos nossos serviços.

 

4. Como tratamos os dados de menores de idade

 

Compreendemos a importância da proteção dos dados pessoais de menores. Deste modo, todos os dados coletados para fins de prestação de serviços serão obtidos diretamente com os representantes legais, os quais devem consentir quanto a utilização dos dados pessoais fornecidos, assim como estar em concordância com a presente Política.

Os representantes legais também serão responsáveis no caso de acesso aos sites e plataformas sem uma permissão de autorização prévia. Cabe a eles uma responsabilidade integral pela fiscalização das atividades e conduta dos menores sob sua tutela, bem como ciência da integralidade dos presentes Termos.

 

5. Como você pode fazer a gestão e acompanha seus dados

 

Conhecemos e respeitamos todos os direitos dos titulares dos dados pessoais que coletamos, os quais podem ser exercidos da seguinte forma:

  • Consulta aos dados: Você pode solicitar, por meio dos nossos canais de atendimento
  • Correção de dados: Você pode solicitar esse ajuste junto a Secretaria Acadêmica e no sistema gestão LGPD ou Áreas Corporativas pertinentes, quando se tratar de colaboradores ou Terceiros.
  • Manifestação de oposição: você pode se opor a determinadas operações de tratamento envolvendo seus dados ou restringir o uso para determinadas finalidades, assim como solicitar a revisão de decisões automatizadas no link.
  • Exclusão de dados: Você pode, a qualquer momento, solicitar a exclusão, total ou parcial, dos seus dados pessoais por meio do cancelamento da sua matrícula ou de outros cadastros e inscrições que tenham realizado. Contudo, ressaltamos que, mesmo após a solicitação de exclusão, podemos manter parte dos seus dados pessoais em formato anonimizado ou para o cumprimento das seguintes finalidades: (a) processos judiciais, administrativos e arbitrais (pelo prazo necessário), (b) cumprimento de obrigação legal e ou regulatória ou (c) exercício regular de direitos, como, por exemplo, fazer valer os direitos do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio com base no contrato de prestação de serviços.

 

5.1. Quais são seus direitos

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais concede a Você determinados direitos no que diz respeito ao tratamento dos seus dados pessoais. São eles:

  • Acesso – o direito de ser informado e ter acesso aos seus dados pessoais sob nosso tratamento
  • Correção – o direito de solicitar a atualização ou alteração dos seus dados pessoais desatualizados, incompletos ou incorretos
  • Portabilidade – o direito de requerer que os dados pessoais sob nosso tratamento sejam transferidos a outro prestador de serviço indicado por Você
  • Eliminação – o direito de ter seus dados pessoais eliminados das nossas bases de dados, ressalvadas as hipóteses legais de armazenamento
  • Anonimização ou bloqueio – o direito de solicitar que os dados pessoais excessivos ao tratamento sejam submetidos à anonimização ou que este tratamento excessivo seja suspenso por nós
  • Revogação – o direito de revogar o seu consentimento para as finalidades de tratamento de dados pessoais a ele atreladas
  • Informação sobre as consequências da revogação – o direito de ser informado sobre os desdobramentos da relação conosco e execução de determinada finalidade tratamento caso Você deseje revogar o seu consentimento
  • Oposição – o direito de Você se opor ao tratamento de dados pessoais que esteja desalinhado às determinações da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

* Você também poderá enviar pedidos ou reclamações relativas ao tratamento dos seus dados pessoais à Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

 

6. Com quem compartilhamos os seus dados

 

6.1. Órgãos e Autoridades governamentais:

Para cumprimento de determinações ou obrigações legais e regulatórias, fiscalizações e avaliações, concessão de bolsas e financiamento estudantil, entre outros. Ou ainda defesa dos direitos do Grupo ante processos judiciais ou administrativos;

 

6.2. Instituições Financeiras, Provedores de Meios de Pagamento, Integradores de Meios de Pagamento e Empresas de Cartões de Crédito:

Para processar o pagamento referente aos serviços educacionais e administrativos adquiridos;

 

6.3. Prestadores de serviços que tratam dados pessoais em nome da Centro Universitário do Cerrado Patrocínio:

De modo a desempenhar determinadas funções relacionadas com as suas atividades, tais como, mas não somente:

  • Cobranças e negociação de pendências financeiras existentes;
  • Ações de marketing e comunicação (anúncios, e-mail marketing, telemarketing e mensuração do alcance dos nossos serviços e ações de comunicação);
  • Serviços de nuvem para a nossa plataforma e sistemas e hospedagem de serviços e conteúdo;
  • Auditoria externa, para identificação e prevenção de fragilidades relacionadas a atividades ilícitas, fraudulentas ou suspeitas.

 

O Centro Universitário do Cerrado Patrocínio apenas utiliza serviços e tecnologias de Terceiros confiáveis que seguem padrões de segurança aceitáveis e que estão sujeitos à obrigação de confidencialidade.

Em nenhuma hipótese, o Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, vende ou transfere dados pessoais a qualquer terceiro.

 

7. Local em que armazenamos, tratamos e transferimos os seus dados pessoais

 

Para armazenar os dados pessoais coletados, O Centro Universitário do Cerrado Patrocínio utiliza serviços de data center interno e em nuvem, providos por prestadores que podem estar presentes no Brasil ou no exterior.

Ao aceitar esta política você concorda que os seus dados pessoais são transferidos, armazenados e tratados no Brasil ou em território estrangeiro pelo Terceiros. Contudo, ressaltamos que, independentemente do local de tratamento e armazenamento, nós adotaremos como medidas técnicas cabíveis para garantir a segurança, confidencialidade e privacidade dos seus dados.

 

8. Período de armazenamento de dados

 

Seus dados pessoais serão coletados pelo Centro Universitário do Cerrado Patrocínio pelo tempo necessário para o cumprimento das finalidades para conforme quais eles foram coletados, respeitando sempre o período de retenção de dados previsto na legislação aplicável.

Ressaltamos também que caso seja solicitada a exclusão ou anonimização de dados pessoais, isso apenas será possível para dados com armazenamento não seja determinado por lei ou autoridade regulatória.

 

 

9. Medidas de segurança que adotamos

 

Com o objetivo de preservar sua privacidade e proteger seus dados pessoais, o Centro Universitário do Cerrado Patrocínio adota boas práticas de segurança da informação e atua na implementação de melhorias contínuas que possibilitem a proteção dos dados que coletamos.

Apesar dos cuidados e esforços direcionados, não é possível garantir que nossos serviços e sistemas são invioláveis. Por isso, também contamos com a sua colaboração para proteger suas senhas de acesso e limitar o acesso de Terceiros aos seus dispositivos, contas e dados pessoais. Além disso, contamos com equipes preparadas para detectar e responder, no caso da ocorrência de algum incidente que comprometa a segurança dos seus dados.

 

10. Atualizações desta Política

 

Estamos sempre buscando melhorar nossos serviços e políticas e, portanto, esta Política de Privacidade poderá passar por atualizações. Por isso, antes de acessar uma de nossas plataformas ou usar nossos serviços consulte nossa Política, a qual conterá a data de sua última alteração.

Os acessos aos nossos serviços e canais realizados após a divulgação de tais mudanças pressupõe que você concorda em estar vinculado à nova versão da Política.

*Última atualização: 26/10/2021

 

11. Nossos contatos

 

Se você tiver qualquer dúvida ou questionamento sobre nossa Política de Privacidade ou sobre como tratamento de tratamento que envolva seus dados pessoais, ou caso tenha ou conhecimento de que seus dados foram utilizados de forma indevida, entre em contato conosco preferencialmente pelo Portal de Privacidade ou diretamente com nosso DPO (dpo@unicerp.edu.br).