O que é Extensão Universitária?
De acordo com a Resolução CNE/CES nº 7 de 18 de dezembro de 2018, a extensão universitária é definida como um processo interdisciplinar, político, educacional, cultural, científico e tecnológico que promove a interação transformadora entre o UNICERP e outros setores da sociedade por meio da produção e aplicação do conhecimento em permanente relação com o ensino e/ou pesquisa.
A Resolução 001/2022-2 da UNICERP, define como ação cultural no âmbito da UNICERP aquela que promove, difunde, cria, desenvolve, protege e valoriza o patrimônio histórico-cultural brasileiro e regional, considerando-se as dimensões cidadãs, simbólica, assistenciais e econômicas da cultura e de seu processo cultural.
Art. 3º A Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
O Brasil possui universidades públicas e privadas que atendem às necessidades do país e de sua população. Espalhados por todo o território do país, estiveram envolvidos no desenvolvimento económico, social, cultural e político da nação ao longo da sua existência. Além de criarem espaços privilegiados para a produção, coleta e disseminação de informações e para a formação e qualificação de cidadãos profissionais competentes, possuem enorme potencial para o desenvolvimento de políticas públicas, das quais a mais importante é a cidadania e o cidadão nas referências e na solução de problemas nacionais, estaduais e municipais que envolvem a comunidade local.
As instituições de ensino superior, por meio de órgãos de extensão ou congêneres, devem atuar na democratização do conhecimento e, ao mesmo tempo, respeitar e utilizar o conhecimento popular local na criação de novos e mais amplos conhecimentos a serem desenvolvidos, levando em consideração as especificidades de cada comunidade. em que agem para cumprir seu papel social.
Como resultado tangível da atividade, espera-se que seus próprios programas de extensão ou programas interinstitucionais sejam avaliados e implementados como consórcios, redes ou parcerias com governos federais, estaduais, municipais ou organizações não governamentais, empresas privadas, fundações e associações que visam este bem comum.
Além da importância da expansão universitária como política pública, ela deve funcionar como meio de integração social, aproximando a academia das comunidades vizinhas para cumprir seu papel na comunidade. Mais informações sobre a extensão universitária. O objetivo é institucionalizar de forma local a extensão universitária de forma a criar uma abertura de diálogo com outros segmentos da sociedade.
É importante observar que, ao longo dos anos, o conceito de extensão universitária deixou de ser identificado apenas com a transmissão do conhecimento acadêmico àqueles segmentos da população que não têm acesso a ela, e passou a ser entendido como um mecanismo. de segmentos sociais. penetrar na sua estrutura académica num processo de enriquecimento mútuo e de atividade social comunitária.
1. Interação dialógica: Lidera o desenvolvimento das relações entre a universidade e outros segmentos da sociedade, substituindo o discurso hegemônico do saber acadêmico por novos saberes que emergem do diálogo e da troca de informações com os movimentos, organizações e campos sociais.
2. Interdisciplinaridade e interdisciplinaridade: combinando perspectivas muitas vezes apresentadas como dicotômicas e mutuamente exclusivas: a perspectiva holística, que tende a ser geral em busca da complexidade da totalidade da experiência social, e a perspectiva especialista, que produz conhecimento compilando específicos. segmentos da realidade vivida. Tal combinação pode ser realizada pela interação de modelos, conceitos e metodologias de diferentes áreas do conhecimento e pela criação de alianças entre setores, organizações e profissões.
3. Articular ensino, pesquisa e formação continuada: supõe-se que as atividades de formação continuada são mais efetivas se estiverem relacionadas à formação de pessoas e à criação de conhecimento, substituindo o eixo pedagógico "aluno-professor" por "aluno-professor-comunidade"
4. Impacto na formação dos alunos: enriquecimento pela formação acadêmica através da prática ampliada tanto teórica como metodologicamente e no processo de criação de obrigações éticas e solidárias. A participação dos alunos nas atividades complementares deve assentar em iniciativas que permitam flexibilidade e integração do currículo e clareza na sua definição, bem como na metodologia de acompanhamento e avaliação do coordenador da atividade.
5. Impacto e Mudança Social: Impondo Caráter Político e Social à Expansão Universitária. Também fortalecem o trabalho transformador da Extensão na própria universidade, que foca nos interesses e necessidades da maioria da população, aprimora as políticas públicas e garante o desenvolvimento social e regional.
A missão da Extensão consolidou-se Feira das Atividades de Extensão, que decorreu no dia 8 de maio de 2022 na UNICERP, definiu a missão de coordenar as questões extensionistas, culturais e comunitárias, com o objetivo de valores norteadores da política institucional de extensão da UNICERP. Professores, técnicos e alunos participaram das atividades de expansão que afetaram as atividades da instituição de ensino, com o objetivo de interagir com a comunidade local.
Fortalecer a atividade extensionista das universidades, fortalecendo o papel da UNICERP em mobilizar esforços da comunidade acadêmica e demais segmentos da sociedade, construindo processos de conhecimento e transformando a realidade social de acordo com a política institucional do UNICERP e a política nacional de extensão universitária, sempre em busca da transversalidade, engajamento, diálogo e valorização das ações de forma humanitária e consciente.