PROGRAMA DE APOIO

Mediante as constatações dos resultados das avaliações docentes institucionais, torna-se necessário um trabalho de reflexão, orientação e acompanhamento dos docentes em sua prática cotidiana de sala de aula, com o intuito de aprimorar as ações desenvolvidas com os discentes.

Dessa forma, compreende-se a formação continuada em serviço como um processo de busca constante por conhecimentos que possam contribuir para o crescimento profissional do docente e, consequentemente, para a melhoria do ensino.

Essa formação é de fundamental importância em todas as instituições educacionais, pois permite a busca por novas formas de ensino e de aprendizagem, possibilitando repensar a prática em sala de aula por meio da pesquisa e do contato com novas concepções, tornando possível uma reflexão crítica sobre essa prática.

Assim, os Programas de Apoio do UNICERP têm o objetivo de promover encontros pedagógicos, individuais e/ou coletivos, em consonância com as necessidades identificadas pelos coordenadores de curso.

MONITORIA

O Centro Universitário pode manter um quadro de alunos-monitores que cooperam com os professores no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A monitoria, entendida como um sistema que propicia maior integração e participação entre alunos e professores na vida acadêmica, tem por objetivo:

I – incrementar a ação educacional, valorizando a formação ético-humanística e técnico-científica, a solidariedade e o sentido de liberdade com responsabilidade;

II – despertar nos alunos a vocação para o magistério;

III – aprimorar as atividades de ensino, investigação científica e extensão;

IV – proporcionar maior participação dos alunos nas atividades docentes.

Os candidatos à monitoria são selecionados entre os alunos regularmente matriculados, que tenham demonstrado rendimento satisfatório na disciplina ou atividade específica, bem como aptidão para o exercício das tarefas propostas.

Programa de Nivelamento do UNICERP

As fragilidades do sistema educacional brasileiro evidenciam que os estudantes ingressam no ensino superior com uma base de conhecimentos peculiar a cada indivíduo. Dessa forma, o UNICERP, preocupado com o desempenho dos alunos ingressantes e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, proporciona oportunidades de nivelamento em conteúdos básicos, a fim de melhorar o desempenho desses estudantes nos respectivos componentes curriculares dos cursos oferecidos pela instituição — elementos imprescindíveis à boa evolução acadêmica.

O nivelamento é ofertado, de forma gratuita, em Ambiente Virtual de Aprendizagem aos alunos matriculados no primeiro e segundo períodos de graduação (sem excluir os demais estudantes matriculados em outros períodos), para que possam resgatar conteúdos não assimilados de maneira satisfatória no ensino médio.

A iniciativa proporciona um aprimoramento qualitativo no conhecimento do discente em relação aos conteúdos básicos de Língua Portuguesa, Matemática, Estatística e Inglês, considerados pré-requisitos para o bom prosseguimento no curso superior.

NAPI - Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão

O Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico (NAPI) tem por objetivo oferecer acompanhamento psicopedagógico ao corpo discente, bem como subsídios para a melhoria do desempenho dos alunos que apresentem dificuldades. Busca contribuir para o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem em geral, resgatando as motivações, promovendo a integridade psicológica dos estudantes, realizando orientação e serviços de aconselhamento, além de assegurar sua adaptação — especialmente dos ingressantes.

O Núcleo visa proporcionar aos discentes apoio psicopedagógico voltado ao atendimento e à resolução de possíveis conflitos e sofrimentos psíquicos decorrentes das relações humanas, com ênfase nos processos de aprendizagem. Tem como finalidade acolher e identificar as queixas apresentadas pelos discentes atendidos, encaminhando-as para soluções quando necessário.

Busca ainda criar um espaço ético e reflexivo de escuta, no qual o discente possa refletir sobre suas condutas, responsabilidades e compromissos assumidos consigo mesmo, com a família e com a Instituição. A presença da família pode ser solicitada quando houver necessidade de encaminhamentos para atendimento médico ou em situações que exijam sua participação.

O Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico é coordenado por um profissional com formação na área de Psicologia. O atendimento é caracterizado por orientações individuais, destinadas a alunos encaminhados por professores, coordenadores de curso ou àqueles que procuram o serviço espontaneamente.

Coordenação do NAPI: Profa. Stefânia Cristina Ribeiro.

NAPI – Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão
Contato: 34 99713-5590
Atendimentos: Terça – das 13h às 17h e das 20:30h às 22:30h | Quinta – das 19h às 20h | Sexta – das 09h às 10h
Local: Bloco 1 do campus universitário
Resp.: Psicóloga Profa. Stefânia Cristina Ribeiro