Cejusc Virtual cadastra mediadores e conciliadores voluntários

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Virtual (Cejusc Virtual), vinculado à 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), abriu cadastro para composição do quadro de conciliadores e mediadores judiciais voluntários.

O 3º vice-presidente do TJMG e responsável pelas iniciativas de conciliação e mediação, desembargador Newton Teixeira Carvalho, explica que o Cejusc Virtual atuará primordialmente, em sua fase inicial, no atendimento às comarcas sem Cejusc instalado, ou que, embora o tenham, não disponham de equipamentos de videoconferência.

Ele terá atuação em todo o estado, e o procedimento será inteiramente virtual. O desembargador destaca que essa iniciativa, além de estender as possibilidades de acesso do cidadão ao Poder Judiciário, é alinhado institucionalmente com as ações sustentáveis do TJMG.

Podem se inscrever os interessados que possuam certificado em curso de capacitação oferecido pelo TJMG, através da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernanes (Ejef), ou por instituições de ensino reconhecidas pelo Tribunal a formar conciliadores e mediadores judiciais.

Alunos que estejam em formação em curso realizado pela Ejef e que tenham concluído a etapa teórica também podem se inscrever. As horas de atendimento valerão para a certificação do aluno em formação, desde que sejam devidamente relatadas ao respectivo supervisor.

Também poderão se cadastrar para atuar no Cejusc Virtual as câmaras privadas de mediação e conciliação credenciadas pelo TJMG, conforme dispõe a Portaria Conjunta da Presidência 655/PR/2017/TJMG, e que integram a rede de atendimento ao cidadão na Política Judiciária Nacional de solução adequada de conflitos de interesses.

O interessado deve ter computador, tablet ou smartphone com as configurações necessárias para a realização das sessões e preenchimento das atas das audiências (teclado, microfone, webcam, fone, entre outros) e deverá indicar, no formulário de inscrição, os dias e os horários em que estará disponível para realizar as sessões de conciliação e mediação.

Conheça a Portaria nº 3911/2020/3ª Vice-Presidência que elaborou o Regulamento do Cadastro de Conciliadores e Mediadores Judiciais do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Virtual - Cejusc Virtual.

Os seguintes links estão disponíveis para o cadastro dos interessados:

- para mediadores e conciliadores: https://forms.gle/sK7iWUveq4SbvSPRA;

- para câmaras privadas: https://forms.gle/UMG4MUtzaApH1umo7.

Dúvidas devem ser encaminhadas para nupemec@tjmg.jus.br.

Saiba mais sobre os Cejuscs.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
           Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG