Mediante as constatações dos resultados das avaliações docentes institucionais torna-se necessário um trabalho de reflexão, orientação e acompanhamento dos docentes em sua prática cotidiana de sala de aula, com o intuito de aprimorar as ações desenvolvidas com os discentes.
Dessa forma compreende-se a formação continuada em serviço como um processo de busca contínua por conhecimentos que possam contribuir para o crescimento profissional do docente e, consequentemente, para a melhoria do ensino.
Esta formação é de fundamental importância em todas as instituições educacionais para que se busquem novas formas de ensino e de aprendizagem, possibilitando um repensar sobre a prática em sala de aula, através da pesquisa e do contato com novas concepções, tornando possível uma reflexão crítica desta prática.
Assim, os Programas de Apoio do UNICERP têm o objetivo de promover encontros pedagógicos, individuais e/ou coletivos em consonância com as necessidades identificadas pelos coordenadores de cursos.
O Centro Universitário pode manter um quadro de alunos-monitores, que cooperam com os professores no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e de extensão.
A Monitoria, entendida como um sistema que propicie maior integração e participação entre alunos e professores na vida escolar, objetiva:
I - incrementar a ação educacional, valorizando a formação ético-humanística e técnico-científica, a solidariedade e o sentido de liberdade com responsabilidade;
II - despertar nos alunos a vocação para o magistério;
III - aprimorar atividades de ensino, de investigação científica e de extensão;
IV - proporcionar maior participação dos alunos nas atividades docentes.
Os candidatos à Monitoria são selecionados entre alunos, regularmente matriculados que tenham demonstrado rendimento satisfatório na disciplina ou atividade específica, bem como aptidão para o exercício das tarefas propostas.
As fragilidades do sistema educacional brasileiro evidenciam que os estudantes ingressam no ensino superior com uma base que é peculiar à cada indivíduo. Dessa forma, o UNICERP, preocupado com o desempenho dos alunos ingressantes e em consonância com as diretrizes nacionais curriculares, proporciona oportunidades de nivelamento em conteúdos básicos a fim de melhorar o desempenho desses nos respectivos componentes curriculares dos cursos oferecidos pela instituição, imprescindíveis à boa evolução dos alunos.
O nivelamento é ofertado de forma gratuita em Ambiente Virtual de Aprendizagem aos alunos matriculados no primeiro e segundo períodos de graduação (não excluindo nenhum outro aluno que esteja matriculado em qualquer outro período), para que estes possam resgatar os conteúdos não assimilados de forma satisfatória no ensino médio.
Proporciona um aumento qualitativo no conhecimento do discente em relação ao ensino básico da Língua Portuguesa, Matemática, Estatística e Inglês considerados pré-requisitos para um bom prosseguimento de um curso superior.
O Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico tem por objetivo oferecer acompanhamento psicopedagógico ao corpo discente e subsídios para melhoria do desempenho de alunos que apresentam dificuldades. Almeja contribuir para o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem em geral, recuperando as motivações, promovendo a integridade psicológica dos alunos, realizando a orientação e os serviços de aconselhamento e assegurando sua adaptação, especialmente, dos ingressantes.
O Núcleo visa proporcionar, aos discentes, apoio psicopedagógico para atendimento e resoluções de possíveis conflitos e sofrimento psíquico pertinentes a relação humana, com ênfase nos processos de aprendizagem. Tem como finalidade acolher e identificar as queixas dos discentes atendidos e encaminhar para soluções quando se fizer necessário. Criar um espaço crítico e ético de escuta, onde o discente atendido possa refletir sobre suas condutas, responsabilidades e compromissos assumidos consigo, com a família e com a Instituição. Solicitar a presença da família quando houver necessidade de encaminhamentos para atendimento médico ou situações que exijam sua presença”.
O Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico é coordenado por um profissional com formação na área de Psicologia. O atendimento é caracterizado por orientações individuais a alunos encaminhados pelos professores, Coordenadores de Curso ou para aqueles que procuram o serviço espontaneamente.
Coornação NAPI: Prof. Ma. Daniela Aparecida dos Reis
NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico
Contato: 34 99191-0025
Atendimentos: Terça – das 13h às 16h e das 17h às 21h | Quinta – das 17h às 19h e das 20h30 às 21h30
Local: Sala 101-29 - Bloco 1 do campus universitário
Resp.: Psicóloga Prof. Tatiana Ribeiro Mariano