Abrange o conjunto de todas as operações e transações envolvidas na produção de Café que vãos desde as operações nas propriedades rurais, até o processamento, distribuição e consumo do mesmo. O Tecnólogo em Cafeicultura exerce atividades relacionadas à produção, comercialização de produtos à base de café, incluindo o produto in natura, além da concepção, projeto e gestão de todos os setores dessa cadeia agroindustrial, dimensiona e administra frota de máquinas e implementos agrícolas, administra o sistema de produção agrícola utilizando conceitos de agricultura de precisão, visando a otimização do uso dos insumos agrícolas e a minimização dos efeitos advindos da produção agrícola no ambiente, administra unidades armazenadoras visando o pré-processamento e o processamento dos produtos dentre outras atividades.
A profissão do Tecnólogo em Cafeicultura é regulamentada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), e o Curso de Cafeicultura do UNICERP é cadastrado no CREA-MG. O mercado de trabalho é bastante amplo e abrange inúmeras possibilidades de atuação profissional, podendo atuar na cadeia do agronegócio cafeeiro, trabalhando em grandes empresas e cooperativas ou acompanhando pequenos cafeicultores. Elaborar e executar projetos agrícolas compreendendo o cultivo, a produção, o armazenamento, o beneficiamento e a comercialização do café. Dominar os aspectos da produção cafeeira como espécies e variedades, exigências climáticas, manejo de mudas, condução da lavoura e colheita, infraestrutura de beneficiamento, além de aspectos fitossanitários da cultura do café. Fiscalizar, elaborar relatórios e pareceres sobre o controle de qualidade, classificação e certificação de cafés.
O acesso ao curso de Cafeicultura do UNICERP pode ser feito por uma das opções abaixo:
• Exame vestibular realizado anualmente;
• Pela nota do ENEM;
• Matrícula com isenção de processo seletivo (vestibular) para portadores de diploma de graduação (para vagas remanescentes);
• Matrículas decorrentes de transferências externas para alunos cursando Cafeicultura em outras IES (para vagas remanescentes);
• Matrícula decorrente de mudança de curso, para alunos já matriculados em outros cursos do UNICERP (para vagas remanescentes).
O UNICERP criou mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, adquiridos pelo estudante, através de estudos e práticas independentes, presenciais e/ou a distância, a saber: monitorias e estágios; programas de iniciação científica; programas de extensão; estudos complementares e cursos realizados em outras áreas afins. Regulamentadas e institucionalizadas, as Atividades Complementares constituem-se em ações de ensino, pesquisa e extensão de caráter obrigatório a serem desenvolvidas pelo acadêmico no transcorrer do curso. Seus objetivos são os de flexibilizar o currículo do curso e propiciar aos seus acadêmicos a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar.
Segundo o regulamento específico, as atividades complementares são classificadas nas modalidades de ensino, pesquisa, extensão, serviço comunitário ou representação estudantil. As atividades complementares deverão ser distribuídas e desenvolvidas ao longo de todo o curso de graduação.
De acordo com a matriz curricular do curso superior de Tecnologia em Cafeicultura, o aluno deverá cumprir 100 horas de atividades complementares para integralização da carga horária obrigatória.
Fale com a coordenadora do curso, Prof. Darlan Leite da Silva Marques
Telefone geral: (34) 3839.3737 – Ramal: 262
Secretaria da coordenação: (34) 3839.3710
E-mail: cafeicultura@unicerp.edu.br