Nos dias 11 e 12 de maio, o Unicerp realizou o Simpósio de Ciência e Tecnologia 2021, onde profissionais e alunos dos cursos de Agronomia e Cafeicultura tiveram a oportunidade de discutir o tema “Controle biológico de insetos: Integração de técnicas para manejo integrado de pragas”. A palestra foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo e Doutor em Entomologia Veríssimo Gibran Mendes de Sá, que é coordenador do grupo Técnico de Avaliação de Risco Ambiental da CropLife Brasil e membro dos Comitês Científicos da Sociedade de Toxicologia e Química Ambiental da América Latina e Técnico da Força Tarefa de Pesquisa com Polinizadores do Estados Unidos.
Veríssimo indicou que o controle biológico deve ser utilizado como parte integrante do manejo integrado de pragas, onde são consideradas informações sobre o estágio fenológico, aspectos físicos e fisiológicos da cultura e do cultivar utilizado. Deve-se atentar para o estágio de desenvolvimento, avaliação do fluxo populacional das pragas, condições nutricionais das plantas, manejo de plantas daninhas e densidade de plantas da cultura de interesse. Assim, segundo ainda o palestrante, é muito importante que o profissional fique atento ao monitoramento contínuo da área para optar pelo inimigo natural que melhor se adequa à lavoura, onde se pretende utilizar o controle biológico.
Foram abordadas também informações a respeito da interação entre praga e inimigo natural e, desses organismos com o ambiente. Dessa forma, o público pôde perceber que é de suma importância a realização da amostragem e identificação correta das pragas e inimigos naturais na lavoura, mas que os profissionais responsáveis também devem compreender bem como são os hábitos alimentares das pragas e dos inimigos naturais. Dessa forma, a liberação massal do inimigo natural ocorrerá de maneira eficiente, no momento mais adequado, obtendo boas respostas com uso dessa ferramenta.