Notícias

7 cursos do UNICERP têm reconhecimento renovado pelo MEC

09/02/2021

O Ministério da Educação renovou os reconhecimentos dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Engenharia Civil, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio. A renovação foi publicada na portaria número 109 de 4 de fevereiro de 2021, divulgada no Diário Oficial da União de 5 de fevereiro, Seção 1, página 72.

Em 2020, os cursos de Ciências Contábeis e Psicologia já haviam sido renovados, através da portaria número 204, de 25 de julho de 2020, publicado no Diário Oficial da União de 7 de julho, Seção 1.

As renovações de reconhecimento dos cursos ocorreram em função do ótimo desempenho dos alunos do UNICERP na última edição do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). O exame analisa o desempenho dos universitários, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A avaliação é obrigatória para alunos dos cursos escolhidos, sendo indispensável a participação para a emissão do histórico escolar.

 

Agronomia

O curso de Agronomia utiliza-se de técnicas para melhorar a qualidade e a produtividade das lavouras, rebanhos e produtos agroindustriais de forma sustentável.  Os profissionais atuam desde a produção e comercialização de insumos agrícolas, até a comercialização dos produtos finais de origem animal e vegetal.

 

Arquitetura e Urbanismo

Atualmente, o mercado de trabalho exige arquitetos e urbanistas que entendam a sociedade e suas necessidades, assim como as transformações dinâmicas que estão acontecendo quase que diariamente. É esse o profissional que a UNICERP forma. Os profissionais formandos pelo Centro Universitário têm a capacidade para trabalhar nas áreas de desenvolvimento e planejamento urbano, preservação e restauração de patrimônio histórico. Além de condições para atuar não só na área de arquitetura, como ainda exercer tarefas de consultoria, assessoria e gerenciamento de obras.

 

Ciências Contábeis

O curso Bacharelado em Ciências Contábeis do UNICERP visa formar profissionais que tenham conhecimentos globais do ambiente econômico-financeiro, tanto no âmbito nacional como no internacional, identificando as influências que esses setores sofrem das alterações ocorridas nas áreas patrimoniais. O formando deve ser capaz de desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, ser profissional no uso da linguagem contábil, hábil no uso do raciocínio lógico e crítico-analítico para solução de problemas. O profissional deve ter conhecimento amplo das necessidades locais e regionais em matéria de contabilidade levando em conta sua vocação econômica, mas com uma visão sistêmica, holística e interdisciplinar da atividade contábil para se inserir e atuar num mundo globalizado.

 

 

Educação Física

É a promoção da saúde e da capacidade física por meio da prática de exercícios e atividades corporais. O profissional em Educação Física executa e supervisiona programas de atividades físicas para pessoas ou grupos. Prepara crianças e adultos para as inúmeras modalidades de esporte. Auxilia no tratamento de portadores de deficiência, aplicando exercícios especiais.

 

Engenharia Civil

A engenharia civil visa utilizar de maneira sustentável, recursos naturais, humanos e materiais para solucionar problemas em benefício da humanidade, com economia, segurança e durabilidade. Faz parte do cotidiano do profissional engenheiro o desenvolvimento de projetos, especificando detalhes construtivos, calculando as estruturas, dimensionando redes de instalações e distribuição elétricas, hidráulico-sanitárias para as obras bem como a elaboração de suas planilhas orçamentárias e seu planejamento. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção e a garantia da segurança dos funcionários e dos usuários.

 

Fisioterapia

O fisioterapeuta formado pelo UNICERP é um profissional generalista capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, especialmente no que concerne ao movimento humano, ações de prevenção e promoção de saúde, visando restabelecer funções, e atuando na reabilitação do indivíduo. Essas ações são realizadas de forma individual e coletiva e de forma integrada com outros profissionais em clínicas, instituições, ambulatórios, hospitais e nos sistemas de saúde pública, seguindo os princípios éticos e legais da profissão. O curso tem cinco anos de duração.

 

Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo vem expandindo a sua autonomia e a sua área de abrangência, atuando ao lado de outros ramos das ciências, ocupando o lugar que lhe compete no estudo e no desenvolvimento do bem-estar do ser humano. Assim, o Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, garante que os profissionais egressos do Curso de Fonoaudiologia estejam preparados para realizar programas de prevenção e intervenções fonoaudiológicas e estejam em número suficiente para modificar a qualidade de vida dos pacientes.

 

Nutrição

É a ciência que investiga e controla a relação do homem com o alimento em prol da preservação da saúde. O nutricionista planeja, administra e coordena programas de alimentação, além de programar o cardápio das refeições, sugerindo pratos que supram as necessidades nutricionais dos pacientes. Orienta e prescreve dietas individuais ou de grupo, para diabéticos, hipertensos, obesos, pacientes de doenças renais, hepáticas ou qualquer outra cujo tratamento exija acompanhamento alimentar específico. Para garantir a qualidade do que vai ser consumido, seleciona os fornecedores, controla matérias-primas e supervisiona a preparação dos alimentos.

 

Psicologia

O curso Bacharelado em Psicologia do UNICERP visa oferecer psicólogos que evidenciem competências básicas nas diferentes orientações teórico-metodológicas e capacidade de integrá-las, de forma crítica, à prática ao longo de sua formação acadêmica até sua ação profissional. A Psicologia tem cinco anos de duração e formar profissionais com característica investigativa e voltado para as questões e problemas de sua região e com visão direcionada para o macro social.

 

MAIS NOTÍCIAS