Alunos de Veterinária participaram do curso de necropsia em suínos

No dia 25 de setembro de 2021 foi realizado um curso de necropsia em suínos no Centro de Saúde Animal do UNICERP. O curso foi organizado pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ciências Suinícolas do UNICERP (GEPORK), e ministrado pelo médico veterinário Rafael Franco Fernandes. A atividade teve início às 13 horas com a parte teórica sobre os objetivos e técnica da necropsia, assim como a explicação das principais doenças que acometem os suínos. Em seguida, foi realizada a parte prática com apresentação da técnica de eutanásia dos animais e o roteiro de necropsia em quatro suínos abatidos. Também foi demonstrado como é feito o envio de material coletado na necropsia para o laboratório, para realizar os exames microbiológicos e histopatológicos. Ao final do curso, os alunos do curso de Medicina Veterinária tiveram a oportunidade de realizar o procedimento da técnica de necropsia em suínos, com o auxílio do palestrante. O curso foi muito importante para agregar conhecimento sobre o papel do médico veterinário dentro da área da suinocultura para diagnóstico de doenças.