14/06/2021
Os alunos do curso de Direito do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio – MG, participaram da primeira audiência remota com acesso nas dependências do Núcleo de Práticas Jurídicas, cujo processo judicial possui trâmite na Comarca de Patrocínio. O Estágio Supervisionado IV – Prática Jurídica Real, como componente curricular obrigatório, é desenvolvido na estrutura do Núcleo de Práticas Jurídicas do Unicerp, onde no dia 10 de maio de 2021 as atividades foram retomadas de forma gradual, atendendo todas as normas de segurança sanitárias delineadas pelas autoridades.
Assim, diante de uma nova realidade imposta pelo momento da Pandemia, o Poder Judiciário vem implantando novas maneiras de práticas de atos judiciais, dentre elas a audiências virtuais ou remotas, com implementação de novas tecnologias de comunicação
Contudo, visando prover ensino de qualidade, aliado à responsabilidade social, os alunos com a supervisão de professores orientadores de estágio, retomaram os atendimentos à comunidade carente da Comarca de Patrocínio, colaborando para resolução de problemas jurídico-sociais, muitas vezes complexos.
A participação dos alunos em audiências remotas ou virtuais, vem de encontro ao novo perfil do profissional do Direito, que a partir de então terão que ter domínio das tecnologias digitais necessárias para desenvolvimento dos processos judiciais eletrônicos, sendo tais habilidades tratadas nas novas diretrizes curriculares dos cursos de Direito do Brasil. De acordo com as novas diretrizes curriculares, os cursos de Direito deverão buscar sólida formação no contexto do letramento digital, que tem como objetivo principal tornar os estudantes de Direito capazes de atuar em processos eletrônicos, ou seja, capazes de se apropriar do uso dos sistemas computadorizados nos Tribunais e demais órgãos públicos nas suas atividades processuais. A expressão traz uma gama de atividades, quais sejam, o controle, o acompanhamento, o andamento e a prática de atos auxiliados por sistemas computadorizados.
Segundo o Prof. Ms. Rodrigo Fernando Lopes “todas as ferramentas utilizadas para consolidação de ensino jurídico de qualidade devem otimizadas, tais como ensino híbrido, as diversas modalidades de metodologias ativas e os sistemas eletrônicos que facilitam tomadas de decisões e melhor resolução de conflitos sociais”