Alunos e professores do curso de Pedagogia do UNICERP realizam viagens culturais

05/11/2019

Anualmente, o curso de Pedagogia do UNICERP realiza viagens culturais buscando experiências práticas e materializando os conhecimentos teóricos. Neste semestre, alunos e professores conheceram a cidade de Foz do Iguaçu/PR. A caravana conheceu a Usina de Itaipu, as Cataratas do Iguaçu, a Tríplice Fronteira e outros pontos turísticos da região.

O objetivo das viagens culturais é a aproximação dos acadêmicos com a realidade da profissão em vários setores. Segundo a coordenação do curso de Pedagogia, o projeto integra não apenas o conhecimento das estruturas administrativas, educacional, ambiental e cultural, mas também, o estreitamento de laços entre os acadêmicos envolvidos, juntamente com seus professores.

Em 2018, os alunos e professores conheceram a cidade de Diamantina-MG e visitaram locais de relevância histórico-cultural, como o Centro Histórico, o Caminho dos Escravos e o Parque do Biribiri. Essas visitas permitiram a absorção do conhecimento cultural, por meio de conjuntos históricos, da trajetória das etnias envolvidas e das unidades de conservação do patrimônio histórico, cultural e natural.

Em 2017, os acadêmicos foram a Belo Horizonte e Brumadinho, em Minas Gerais. Na capital Mineira, o grupo visitou o Conjunto de Obras Arquitetônicas da Pampulha e o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Em Brumadinho, o foco foi o Instituto Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo.

Além dessas viagens, o curso de Pedagogia também organiza eventuais excursões às cidades de Brasília-DF, onde os alunos podem conhecer o Ministério da Educação e Cultura, Palácio do Itamaraty, Palácio do Planalto e Congresso Nacional, com o objetivo de entender sobre o funcionamento dos órgãos administrativos e geradores das legislações que norteiam o Sistema Nacional de Educação; e à cidade de Ouro Preto-MG, representada e preservada sob diferentes formas, declaradas “patrimônios da humanidade”, constituindo-se como fontes de preservação da memória.