Notícias

Café Universitário 2017 seleciona amostras de produtores de Coromandel e Patrocínio

31/08/2017

O curso de Cafeicultura do UNICERP já elegeu as duas amostras vencedoras da terceira edição do Projeto Café Universitário. O primeiro lugar ficou com o café de Ignácio Urban, de Coromandel/MG. Na segunda posição está a amostra de Clésio Cachone, de Patrocínio/MG.

A escolha foi feita pelos alunos do curso no último sábado, dia 26, no Laboratório Classificação e Análise Sensorial do Café, durante cupping conduzido pela q-grader Prof.ª Sandra Moraes e Prof.ª Marcela Tomaz.

O projeto deste ano começou com os universitários recolhendo amostras de cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro. Ao todo foram 11 amostras recolhidas. Depois os alunos, juntamente com os professores, realizaram a seleção, torra e moagem dos produtos recebidos, até chegar no cupping classificatório. A próxima etapa será a classificação e preparo dos cafés vencedores, finalizando na torra e embalagem em 29 de setembro.

O lançamento oficial do Café Universitário 3ª Edição – 2017 acontecerá em outubro.

Os vencedores

O campeão, do cafeicultor Ignácio Urban, é produzido na Fazenda Rio Brilhante, em Coromandel/MG. O café alcançou 88 pontos na avaliação. As propriedades são de uma cultivar Bourbom Amarelo, fermentado, com sabor de frutas vermelhas e nuances de vinho. O corpo é licoroso e a finalização é prolongada.

Outro café premiado, o do produtor Clésio Cachone, é cultivado na Fazenda Apucarana, em Patrocínio/MG. A cultivar é o Catuaí Vermelho, natural. Possui sabor de frutas amarelas, com notas florais e açúcar mascavo. A doçura é persistente, similar ao mel e acidez cítrica de laranja. O corpo é suave, com finalização adocicada. O café atingiu a marca dos 85 pontos.

 

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP) | Fotos: Michelle Brasileiro e Luiz Costa Júnior

Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte

MAIS NOTÍCIAS