26/10/2017
O curso de Cafeicultura do UNICERP premiou os dois produtores selecionados no Projeto Café Universitário 2017. Os vencedores foram Inácio Carlos Urban e Evandro Cachone, produtores dos municípios de Coromandel/MG e Patrocínio/MG, respectivamente. O lançamento aconteceu no Auditório I do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, em 10 de outubro.
Os vencedores
O café de Inácio Urban é produzido na Fazenda Rio Brilhante, em Coromandel/MG. A cultivar é Bourbom Amarelo, fermentado, com sabor de frutas vermelhas e nuances de vinho. O corpo é licoroso e a finalização é prolongada. Durante o lançamento, Urban foi representado pelo genro e diretor, Noé Rodrigues e pelo gestor de qualidade, Felipe Pacheco.
O café do Evandro Cachone, é oriundo da Fazenda Apucarana, em Patrocínio/MG. A cultivar é o Catuaí Vermelho, natural, sabor de frutas amarelas, com notas florais e açúcar mascavo. A doçura é persistente, similar ao mel e acidez cítrica de laranja. O corpo é suave, com finalização adocicada.
Este ano, o Projeto foi conduzido pelos alunos do 2º, 4º e 6º períodos de Cafeicultura, orientados pelos professores Dr. Aquiles Junior da Cunha, coordenador do curso, Marcela Tomaz Afonso Alves, Poliana Aparecida Gonçalves de Almeida e Sandra Moraes. Todo o cupping classificatório foi realizado no Laboratório Classificação e Análise Sensorial do Café.
A noite de homenagens ainda teve a presença de Humberto Pedro Casagrande, presidente da FUNCECP – Fundação Comunitária Educacional e Cultural de Patrocínio.
Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP) | Fotos: Michelle Brasileiro
Autorizada reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte