Campanha da Voz 2018 é promovido pelo curso de Fonoaudiologia do UNICERP

26/04/2018

O curso de Fonoaudiologia do UNICERP comemorou na última semana o Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril. Assim como em outros anos, a data foi marcada com a Campanha da Voz. O tema de 2018 foi “Evidências científicas sobre higiene vocal para profissionais da voz”.

No dia 17, o curso promoveu atividades para a comunidade acadêmica na Praça de Alimentação do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio. Foram desenvolvidos jogos para conscientizar sobre os cuidados com a voz. Durante o evento aconteceu apresentação musical de alunos e professores da Cromática Escola de Música.

Na quarta-feira, dia 18, o 3º período realizou encontro com palestras dentro do tema da campanha. O evento foi apresentado pelos alunos Diogo Oliveira e Isabela Lopes. Foram convidados profissionais que utilizam a voz como principal ferramenta de trabalho.

As palestras foram ministradas pelos acadêmicos Alexandre Ramos, Jéssica Gerônimo Borges e Marina Silva. Os universitários falaram sobre os problemas de fonação, a fisiologia das pregas vocais, as influências do ambiente na fala e a psicodinâmica da voz.

O encontro teve ainda apresentação de um videoclipe com alunos do curso de Fonoaudiologia. Sob supervisão da fonoaudióloga Prof.ª Tatiana Morelli, os estudantes parodiaram a música “Rindo à toa”, da banda Falamansa, falando sobre a importância da voz.

Seja amigo da sua voz

A campanha alertou a comunidade acadêmica sobre o carinho que se deve ter com a voz. Descanso das cordas vocais, boa alimentação, exercícios para o dia a dia foram as principais situações exemplificadas pelos organizadores.

Os professores e alunos do curso de Fonoaudiologia deixam algumas dicas:

- A maça possui ação adstringente, que ajuda a limpar a boca e a faringe, melhorando a ressonância da voz e facilitando a projeção do som;

- A ingestão de água ao longo de todo o dia é indispensável;

- Falar por muito tempo e/ou em alta intensidade é bastante prejudicial;

- O cigarro e as bebidas alcoólicas também são grandes inimigos para as cordas vocais;

- O pigarro pode provocar rouquidão, e até mesmo a perda temporária da voz.

Por Luiz Costa Júnior (Comunicação UNICERP) | Fotos: Michelle Brasileiro e Luiz Costa Júnior